Incidente

Como a sua empresa responde a incidentes?

Todas as empresas, independentemente de seu porte ou setor, estão neste exato momento sob a ‘mira’ extremamente precisa dos cibercriminosos. É por isso que elas precisam estar devidamente preparadas para responder a possíveis incidentes, como ataques virtuais – mesmo que seu ambiente corporativo esteja protegido por soluções de segurança modernas e confiáveis que as protegem de ameaças tanto internas como externas.

Ao responder a um incidente de forma eficaz, a empresa consegue não somente limitar os prejuízos gerados pela violação de segurança, como também reduzir o tempo em que ela levará para se recuperar totalmente e voltar a operar no mercado. Nesse post, falaremos sobre os passos que os gestores devem dar para responderem a incidentes e as soluções tecnológicas que podem ajudá-los a identificar falhas na segurança. Confira:

Os passos para um tratamento de incidentes eficaz

Em plena era digital, aquelas empresas que ainda não possuem um plano de resposta a incidentes estão correndo um grande risco. Isso porque, se a sua segurança for violada, elas não poderão enfrentar o incidente de forma adequada. E isto, certamente, irá gerar consequências desastrosas para o negócio. A seguir, listamos os passos que toda empresa deve dar para gerir eventos inesperados, segundo o Instituto SANS:

  1. Preparação: o primeiro passo é educar os colaboradores acerca da importância das medidas de segurança. Quanto aos membros da equipe de TI, eles precisam ser devidamente treinados para resolverem rapidamente os problemas de segurança;
  2. Identificação: após uma possível falha na segurança ser detectada, a equipe de resposta da empresa deve ser acionada para verificar o evento e decidir se ele é, de fato, um incidente de segurança que prejudicará as operações do negócio;
  3. Contenção: se a equipe de resposta informar que a ameaça é real, então os outros membros do time de TI devem conter o incidente desligando todos os sistemas e dispositivos que foram infectados para evitar que eles sejam ainda mais danificados;
  4. Erradicação: a equipe de TI deve realizar uma detalhada investigação para descobrir a origem da falha de segurança. Depois da causa raiz do problema ser detectada, os profissionais deverão remover todos os vestígios de códigos maliciosos;
  5. Recuperação: os dados e sistemas são restaurados para garantir que a ameaça foi eliminada. Os profissionais de TI continuarão monitorando toda a infraestrutura para identificar sinais que indiquem que o problema permanece ainda ativo;
  6. Conclusão: os gestores e sua equipe analisam o incidente, estudam a forma como ele foi tratado e criam novas medidas para evitar que ele ocorra novamente. O incidente servirá para preparar a empresa para lidar melhor com futuras falhas de segurança.

O papel das soluções de segurança no tratamento de incidentes

Se uma ameaça interna ou externa infectou a rede corporativa, então os gestores e os profissionais de TI devem identificar rapidamente quem foi o responsável pelo ataque. Além disso, eles precisam conhecer o tipo de ameaça com a qual estão lidando e quanto exatamente ela impactou a rede e os dispositivos da empresa. Somente com essas informações é que eles poderão colocar o plano de tratamento de incidentes em ação.

Algumas ferramentas de resposta a incidentes podem coletar e entregar essas informações para os responsáveis em tempo real, através de relatórios precisos que os permitem identificar rapidamente a raiz do problema e resolvê-la rapidamente. Esses relatórios são unificados e mostrados através de uma interface web, o que permite que os gestores não percam tempo analisando informações de várias ferramentas não integradas.

As melhores ferramentas de resposta a incidentes do mercado também monitoram constantemente a rede corporativa da empresa e enviam relatórios diários com os eventos ocorridos para as partes interessadas de forma automática. Dessa forma, os profissionais passam a ter conhecimento de tudo o que acontece no ambiente empresarial e responder rapidamente aos incidentes, antes que eles causem danos irreparáveis ao negócio.

E sua empresa, como responde a incidentes? Já conta com uma ferramenta que coleta informações de problemas automaticamente? Aproveite para conhecer as soluções da Untangle ou deixar suas dúvidas nos comentários abaixo!

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Paulo Henrique Baptista de Oliveira

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Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

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