Aprenda como proteger o Wi-Fi contra invasores a partir deste guia prático e fácil

Como proteger o Wi-Fi contra invasores: Guia Prático

Embora pareça difícil, muitas medidas de como proteger o Wi-Fi são bem fáceis de serem implementadas, seja em ambientes domésticos ou mesmo nas salas empresariais.

E ao garantir a sua rede Wi-Fi distante de invasores e mais protegida, você corre menos risco de ser surpreendido com o vazamento de informações ou de sofrer com a latência de acesso. Ou seja, há apenas benefícios de dar mais atenção à rede Wi-Fi!

A seguir, a Untangle Brasil lista as principais dicas de como proteger o Wi-Fi e reúne os passos necessários para você fazer a mudança ainda hoje!

Como proteger o Wi-Fi

Antes de saber como proteger o Wi-Fi , você precisa aprender a entrar no menu de configurações do roteador, responsável por determinar medidas de segurança e aplicar protocolos mais seguros.

O acesso é bem fácil, bastando conectar ao Wi-Fi e colocar o IP de configuração em um navegador, como Chrome, Mozilla e Edge. Embora o IP varie, os números mais comuns são os listados abaixo:

– 192.168.0.1;

– 10.0.0.1.

Durante o primeiro acesso, você deve configurar o login e senha. Assim como os endereços de IP, essas duas informações também costumam variar de acordo com o fabricante.

Felizmente, os logins e as senhas costumam ser “admin”. Uma vez que não encontre e essa senha não confere, você deve entrar em contato com a provedora de internet (caso ela seja responsável pelo Wi-Fi) ou falar com a fabricante do aparelho.

Uma vez logado, basta seguir e implementar as dicas abaixo!

1. Ative a rede para convidados

Atualmente, praticamente todos os aparelhos Wi-Fi contam com a modalidade de rede para convidados, que permite ao usuário criar mais de uma rede através de um único dispositivo.

Esse recurso extra garante mais segurança à rede por separar os usuários incomuns e limitá-los em termos de recursos.

Fazer isso não é tão difícil, bastando seguir o caminho a seguir: no menu de configurações do modem, vá a função de “rede de convidado/guest network/guest zone”. Ao ir nesta aba, basta criar um nome e uma senha para este novo canal do Wi-Fi.

2. Dê atenção à senha

De nada adianta ter um bom padrão de criptografia sem antes escolher uma senha realmente forte e própria para a segurança da rede. Especialmente em redes domésticas, as senhas costumam ser números de telefone, nome e sobrenome do usuário, redes sociais, entre outros tantos péssimos exemplos.

A senha deve ser mudada em intervalos pré agendados, como de seis a seis meses, e é fundamental que haja ao menos uma letra em maiúscula, uma letra em maiúsculo, um número e um caractere especial, como @, # e !.

A mudança da senha acontece no menu do Wi-Fi, na opção dedicada à configuração do modem. Neste caso, basta repetir a senha até ativa e na sequência inserir a nova combinação.

3. Altere o padrão de criptografia

Os aparelhos de Wi-Fi têm diferentes padrões de criptografia e, naturalmente, há opções mais avançadas e outras que pecam mais. O consenso é que o protocolo WPA2 é o padrão que garante mais segurança.

Alterar a criptografia é feita na configuração do modem na aba “configurações”. Em alguns exemplos, a escolha pela criptografia acontece na mesma aba que altera a senha do Wi-Fi.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

cibersegurança, controle de largura de banda, dinämico, proteção, segmentar acesso, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, untangle, VPN


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj
empreeduca

Copyright © 2000 - - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - [email protected]

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento