Os desafios da segurança de TI das pequenas empresas

As pequenas e médias empresas se preocupam com a segurança de TI na sua rede? Um relatório recente mostra que 60% das pequenas empresas fecham as portas após sofrer um ataque de computador.

Por que um número tão alto? Provavelmente porque em uma pequena empresa o fluxo de caixa é limitado, os recursos são puros e as pessoas se esforçam para assumir responsabilidades diferentes. É improvável que uma empresa de pequeno ou médio porte tenha uma equipe de segurança de TI dedicada, capaz de responder rapidamente a ataques.

Parece que as pequenas empresas não se preocupam com a segurança de TI porque não a veem como um risco. Mesmo assim, 43% dos alvos de um ataque cibernético são apenas pequenas empresas. Infelizmente, quando isso acontece, as PMEs não estão prontas.

Saiba quais são os três pilares da segurança da informação.

Como as PMEs podem melhorar sua segurança de TI?

As pequenas empresas com um departamento de TI são muito raras. E aqueles com um gerente de segurança ainda mais. Isso não deve impedir o gerente de tomar alguns cuidados, porque, na realidade, as principais etapas que você pode realizar para melhorar sua segurança e protegê-lo contra ameaças são simples:

1. Treinamento e conscientização

Se educarmos os funcionários para identificar as armadilhas mais comuns, é possível eliminar ou reduzir significativamente o perigo decorrente de erro humano. Treinar a equipe para se proteger contra phishing, golpes de presidente, sites e malware é, portanto, uma parte crítica da estratégia de segurança digital. No site da ANSS I, há guias para ajudar na conscientização de suas equipes.

2. Proteção de rede com firewall

Um elemento fundamental da segurança do computador que permite controlar o acesso aos recursos filtrando o tráfego, o firewall é a base para proteger a rede corporativa. O firewall é o componente ativo que se encarrega de filtrar as entradas e saídas da sua rede: empresas especializadas podem ajudá-lo a instalar este tipo de componente.

3. Backup de seus dados

O backup de dados é um ponto muito importante. Em caso de falha, corrupção, roubo, perda, ataque de malware, etc., certificamo-nos de que existe uma cópia dos dados, garantindo assim a redundância das informações. Aconselhamos fazer um backup local e um backup remoto com um serviço de nuvem, por exemplo.

4. Protegendo seu e-mail

Mais de 95% dos ataques são feitos por e-mail, phishing ou vírus. É essencial ter um programa antivírus e AntiSpam. Uma solução simples de implementar é usar um serviço de proteção de e-mail baseado em nuvem, que permitirá a você proteger com eficácia todas as caixas de correio de SMB em segundos.

5. Gerenciamento de senha

Senhas longas são difíceis de lembrar. Para evitar isso, tendemos a usar senhas muito fracas, iguais ou semelhantes para tudo, isso é fundamental para a segurança.

É muito importante que os funcionários da empresa entendam que se eles usarem a mesma senha para contas pessoais e de trabalho, se sua conta pessoal ou um serviço online for hackeado, é possível que a senha seja a senha é usada para acessar contas de trabalho.

Um gerenciador de senhas pode ser de grande ajuda no gerenciamento das senhas mais comuns.

Se você não pode pagar por segurança cibernética em tempo integral, ligue para um especialista. O ano de 2020 representa uma virada decisiva para a segurança de TI. As pequenas e médias empresas não podem mais presumir que não serão o alvo ou que a instalação de um software antivírus em um PC é suficiente.

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Paulo Henrique Baptista de Oliveira

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Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

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