vpn

Escolhendo a VPN certa para o seu negócio

Artigo demonstrando e exemplificando os benefícios e a importância das empresas utilizarem serviços de VPN em tempos de trabalho remoto e pandemia.

O uso de VPN vem sendo crítico durante a pandemia do coronavírus. As VPNs permitem que os funcionários se conectem com segurança às redes corporativas, independentemente de onde estão. Essa tecnologia foi fundamental para as empresas fazerem uma transição segura de sua força de trabalho para uma força de trabalho totalmente remota, sem comprometer a segurança da rede ou criar vulnerabilidades que poderiam levar a vazamentos de dados. Agora, como a poeira baixou, muitas empresas e organizações podem reavaliar suas soluções VPN e fazer ajustes com base em comentários ou problemas que possam ter surgido durante esse período. Achamos que seria útil destacar três soluções VPN que estão na vanguarda da indústria em adoção e implantação.

Soluções VPN líderes

WireGuard VPN – WireGuard é uma solução de conectividade VPN moderna e de código aberto que torna mais fácil do que nunca conectar funcionários remotos, escritórios ou outros dispositivos com segurança à rede. O WireGuard fornece criptografia avançada e uma base de código, tornando sua superfície de ataque digital menor e menos vulnerável do que outras opções de VPN. Além disso, o código-base simplificado do WireGuard fornece conexões extremamente rápidas com pouca sobrecarga, tornando-o uma ótima escolha para conexões site a site, bem como para cliente a site.

Em movimento? WireGuard VPN mantém sua conexão segura em qualquer dispositivo, mesmo quando muda de rede, por exemplo de WiFi para LTE, ideal para uma força de trabalho que viaja ou permanecerá remota no futuro previsível. A instalação do WireGuard é simples e requer que um aplicativo seja instalado em cada cliente para conexões cliente-local.

  • Prós: Fácil de configurar, conexões rápidas entre as conexões do cliente, ampla disponibilidade para plataformas móveis e de desktop, capacidade de roaming para maior segurança do dispositivo, independentemente da conectividade disponível.
  • Contras: opção VPN menos conhecida e confiável, requer a instalação do aplicativo cliente.

OpenVPN – o OpenVPN permite que os administradores forneçam acesso remoto seguro à rede interna para usuários e sites remotos. OpenVPN é um modelo cliente-servidor, conectando clientes VPN a servidores VPN de forma segura, o que garante total privacidade. O OpenVPN fornece segurança adicional com o uso de chaves de criptografia de 256 bits e cifras de ponta. A instalação do OpenVPN é simples e requer que um aplicativo cliente VPN seja instalado em cada cliente para conexões cliente-site.

  • Prós: bem conhecido e comumente usado, fácil de configurar, pode fornecer conectividade entre diferentes marcas de firewall para criar uma rede conectada.
  • Contras: requer a instalação do aplicativo cliente, pode criar conexões mais lentas.

VPN IPsec – VPN IPsec oferece aos administradores de rede duas opções – modos de transporte e túnel. O modo de transporte permite que os administradores criptografem o tráfego entre dois hosts, enquanto o modo de túnel cria túneis entre dois dispositivos. A VPN IPsec opera na camada 3 de rede. Isso permite que o IPsec forneça segurança e privacidade total a todos os aplicativos que trafegam pela rede. O suporte a VPN IPsec está integrado em muitos sistemas operacionais do lado do cliente, simplificando a instalação de conexões cliente-site.

  • Prós: conexões rápidas, os aplicativos clientes normalmente já estão integrados aos dispositivos, são bem conhecidos e são selecionados como padrão para muitas empresas.
  • Contras: tradicionalmente mais caro, mais complexo de configurar e mais complexo de solucionar se houver problemas.

Embora existam prós e contras para cada uma dessas tecnologias VPN, com certos pontos sendo mais importantes para cada implantação individual do que outros, também é possível combinar tecnologias VPN com base no caso de uso. Por exemplo, com conexões de site a site usando gateways de segurança de diferentes fornecedores, pode fazer sentido escolher IPsec se for a tecnologia com suporte em ambos os sites. Para túneis de site a site entre o mesmo fornecedor, usar a tecnologia VPN de melhor desempenho, como o WireGuard, trará uma melhor experiência do usuário. Além disso, para dispositivos de usuário final, o protocolo / aplicativo VPN que fornece a melhor compatibilidade e é mais fácil de gerenciar, como o OpenVPN, pode ser a melhor escolha.

À medida que as empresas decidem como seguir em frente, a conectividade VPN permanecerá uma peça fundamental de qualquer solução de segurança de rede. Com tantas opções disponíveis, e como as empresas de pequeno e médio porte agora têm a flexibilidade de explorar as opções de VPN disponíveis para elas, é muito importante escolher uma solução que atenda às necessidades de negócios atuais, futuras e imprevistas.

O que sua empresa precisa de uma solução VPN?

Cada empresa ou organização precisará que sua solução VPN funcione de maneiras exclusivas, dependendo de sua estrutura de negócios ou implantação.

Compatibilidade de firewall – esta é uma consideração importante em termos de dispositivos de usuário final e redes remotas. Algumas redes empresariais são gerenciadas de forma independente, o que significa que os dispositivos de gateway de segurança podem ser diferentes em cada local. Isso representa um desafio quando você precisa conectar os escritórios com segurança em uma rede de longa distância, porque os dispositivos de gateway podem não suportar os mesmos protocolos de encapsulamento.

Capacidade – como muitas empresas descobriram em março, os serviços VPN podem ter limitações de capacidade e se tornar mais lentos com o aumento do uso. A escolha de um cliente VPN que pode lidar com 10, 100 ou 1.000 usuários sem comprometer a velocidade e a segurança é fundamental. As empresas continuarão a ter funcionários que trabalham remotamente muito depois da reabertura dos escritórios, garantindo que eles possam acessar todos os aplicativos que usam muita largura de banda com latência mínima, independentemente do número de usuários conectados ao cliente VPN é fundamental para qualquer empresa.

Registros e relatórios – dependendo do setor, os relatórios e os registros são essenciais para manter a integridade e os padrões regulatórios de funcionários e líderes de negócios. Entender se sua empresa precisa manter relatórios e registros de atividades de maneira adequada e encontrar um serviço que forneça isso é fundamental, dependendo das necessidades da indústria.

Conforme as equipes de TI avaliam suas soluções VPN atuais e procuram alternativas para resolver os pontos problemáticos identificados durante esta pandemia, há várias considerações importantes a serem feitas ao comparar as soluções VPN:

  • Oferece suporte completo ao modo de túnel ? Os administradores de rede desejam forçar todo o tráfego da Internet de dispositivos remotos por meio de seu gateway de segurança. Se uma solução VPN oferecer suporte ao modo de túnel completo, um administrador pode aplicar a mesma camada de segurança e relatórios em cada dispositivo, independentemente da localização.
  • Pode funcionar como um serviço? Ao funcionar como um serviço, os administradores podem impor o acesso remoto para garantir que os usuários remotos não possam desabilitar a conexão VPN.
  • Ele suporta autenticação de dois fatores? Algumas soluções VPN suportam. Esse recurso adicional é ideal para empresas ou organizações com conteúdos sensíveis, que procuram proteções adicionais para funcionários que se conectam à rede.
  • Ele oferece suporte à autenticação baseada no usuário com um serviço de diretório? Isso permite que os administradores tenham melhor controle sobre como os usuários se identificam e se conectam remotamente. Por exemplo, o administrador pode desativar o login de um usuário no serviço de diretório, o que, por sua vez, restringe a capacidade do usuário de se conectar por VPN.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

E-book 10 ferramentas SSL
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

ciberataques, cibersegurança, dados, firewallNG, ng, ng firewall, phishing, phishing attack, proteção, segurança, segurança da informação, segurança empresarial, untangle, vazamento, vazamento de dados, VPN, WANs


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - 2021 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br

 

Agencia de Crescimento