Roteador

Como executar um bom controle de Banda da rede?

O controle de banda e quotas de redes fazem parte da história das redes e telecomunicações. Esta poderia ser resumida em uma corrida perpétua por velocidade ou o que também é chamado de largura de banda.

Uma rede é de alta velocidade se sua velocidade for pelo menos igual a 100 Mbps. Com tal velocidade, é multimídia e é capaz de veicular todo tipo de informação: dados, textos, gráficos, fotos, imagens, animações, vídeos, sons etc. Para aplicações em “tempo real” (voz, vídeo), o controle de banda larga deve ser capaz de suportar fluxos isócronos.

Controle banda de rede e QoS

Normalmente seu suporte é fibra ótica. Mas também encontramos redes de alta velocidade em cabos de cobre de par trançado. Várias tecnologias de “alta velocidade” estão atualmente em uso:

  • FDDI ( Fiber Distributed Data Interface ): é um padrão que define as duas primeiras camadas da arquitetura de transporte FDDI , a camada física e a camada de enlace de dados.
  • DQDB ( Distributed Queue Dual Bus ): é um projeto de padronização que define as duas primeiras camadas da arquitetura de transporte de uma sub-rede de uma rede metropolitana ( MAN ).
  • Ethernet parece ser uma técnica excelente do ponto de vista de desempenho de custo para alcançar redes de alta velocidade de até 100Mbit / s.
  • SMDS ( Switched Multimegabit Data Service ): é um conceito que define um serviço de transporte de dados entre o HOMEM para atender às necessidades de interconexão em redes de longa distância do tipo WAN
  • ATM ( Modo de transferência assíncrona ): é a tecnologia que suporta a futura banda de rede ISDN. ATM define uma nova técnica de comutação: a comutação de células.
  • SONET / SDH ( Synchronous Optical Networks / Synchronous Digital Hierarchy ): SONET é uma proposta inicial da Bellcore, definindo a camada de transporte físico de uma arquitetura de alta velocidade. SDH corresponde a uma visão específica de SONET , solicitada por europeus e adaptada ao ATM.
  • A banda larga TCP / IP é a solução recomendada para alta velocidade. Várias soluções subjacentes entram em conflito: comutação de IP, comutação de tag e uma nova geração de roteadores atingindo Gbit / s.

ETHERNET (802.3)

Historicamente, é a rede local líder e também a rede mais usada hoje (85% das redes locais). Ethernet é uma arquitetura de rede local projetada pela Xerox. Em 1980, os fabricantes Xerox e Intel se uniram e desenvolveram vários componentes e sistemas para construir uma rede local de alta velocidade. O resultado é a arquitetura Ethernet, padronizada IEEE 802.3  

Seu princípio é baseado na transmissão de mensagens em um barramento lógico que pode ser um barramento físico ou estrela onde todos os hosts compartilham igualmente o meio.

Ou seja, uma estação que fala, envia um quadro contendo a mensagem, o seu próprio endereço e o endereço do destinatário no ônibus. Todas as estações veem esse quadro, mas apenas aquela que se reconhece como o destinatário o lê.

A comunicação é feita usando um protocolo chamado CSMA / CD (Carrier Sense Multiple Access com Collision Detect, o que significa que é um protocolo de acesso múltiplo com monitoramento de portadora e detecção de colisão)

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

aumentar velocidade, banda, central de controle, ciberataques, cibersegurança, controlar banda, controle, controle de banda, controle de rede, diminuir velocidade, ethernet, fibra, firewall, internet, ng firewall, phishing, phishing attack, preditivo, proteção, rede, roteador, roteamento, SD-WAN, segurança, segurança da informação, segurança empresarial, untangle


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento