Senhas! Sua segurança em TI começa por aqui!

Uma das partes mais importantes da segurança virtual de qualquer empresa são as senhas que temos para todo o sistema. Senhas são a primeira barreira que qualquer ciber ataque irá ter que enfrentar, e se você tiver uma boa senha, você já terá uma excelente segurança do seu sistema bem difícil de ultrapassar com qualquer software que hackers possam ter.

Conheça hoje as dicas para ter as melhores senhas para o seu sistema, evitando diversos erros comuns que as pessoas fazem ao definir uma senha para usarem, e permitindo que assim, sua empresa tenha uma barreira de segurança bem maior e difícil de ultrapassar com complexas senhas que softwares dificilmente conseguirão ultrapassar. Acompanhe!

Como ter uma senha segura e evitar ataques virtuais

1. Evite as senhas mais comuns

Existem erros comuns quando definimos uma senha que devem ser evitados de toda forma possível. Datas de nascimento em geral são extremamente comuns, assim como também nomes de parceiros, filhos e afins. Esses dados jamais devem ser usados, pois são facilmente adquiríveis com o perfil das pessoas, e podem ser facilmente hackeados.

Evite também outras senhas como nomes de animais de estimação ou seu número de telefone, pois os padrões dessas senhas são fáceis de serem encontrados. Além disso, essas senhas comuns são simples demais. Um simples software pode ser capaz de, na tentativa e erro, encontrar essa senha e entrar no seu sistema.

2. Senhas simples são vulneráveis

Quanto mais simples a senha, mais vulnerável estará a sua empresa, não se esqueça disso. Por isso certos sistemas pedem para você colocar diferenciação entre maiúsculas e minúsculas, inserir números ou até mesmo caracteres especiais. Quanto mais complicada a senha, mais seguro estará a sua conta, e consequentemente, seus dados e sua empresa.

A complexidade de uma senha varia então com seu comprimento, com seus tipos de caracteres e com sua falta de repetição em caracteres. O ideal é então ter uma senha com pelo menos dois caracteres especiais, duas letras maiúsculas, duas letras minúsculas e dois números sempre em ordens aleatórias.

Caso não consiga pensar em uma senha dessas sozinho, você pode simplesmente escolher um sistema gerador de senhas que você poderá usar para garantir a segurança de suas contas. Esses sistemas gratuitos são excelentes aliados para melhorar a segurança e complexidade de suas senhas mais comuns.

3. Jamais repita suas senhas

Mesmo para as suas senhas mais completas é importante jamais as repetir. Isso porque nem todo sistema é completamente seguro, e livre de brechas. Caso você repita uma senha, se um sistema for hackeado, você irá ter dificuldades em manter a segurança de seus demais sistemas, ao menos sem trocar a senha.

Caso tenha feito uma senha com caracteres aleatórios, uma excelente opção é simplesmente variar a ordem desses caracteres dentro de sua senha para cada vez que for a usar. Assim, você irá reaproveitar uma senha segura de variadas formas e terá total segurança nos seus variados sistemas virtuais que usam senhas.

Uma boa dica é criar como senha as iniciais das palavras de uma frase. Por exemplo: “Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão.” Desse modo teríamos a senha “Bqnearpc.”

E você, como cuida das suas senhas? Conte nos comentários! Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

senha


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Fale conosco:

Assessoria Completa

Desde 2000 no mercado, a Linux Solutions hoje é referência na implantação, treinamento, manutenção e suporte das melhores soluções baseadas em software livre.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento