Sequestro de dados: Perigo iminente para sua empresa!

Só em 2016, mais da metade das empresas brasileiras foram vítimas de sequestro de dados, segundo dados disponibilizados pelo jornal Valor Econômico. Geralmente, esse tipo de problema acontece quando um criminoso consegue invadir os computadores de uma companhia, codificando todos os arquivos e impedindo que qualquer pessoa tenha acesso a eles.

Para conseguir recuperá-los, o criminoso exige um determinado valor, geralmente em bitcoin, a moeda virtual. Periodicamente, vemos nos noticiários que órgãos públicos e empresas estão sendo cada vez mais atacados por esse tipo de crime. Por isso, é importante tomar algumas medidas para proteger a sua empresa. Aprenda mais!

Sequestro de dados e ransomware

O ransomware nada mais que é do que um código malicioso que criptografa arquivos e dados. Existem diversas versões do ransomware, o que facilita o sequestro de dados.

É através dessa codificação que os arquivos confidenciais da empresa ficam inacessíveis. Geralmente é possível identificar que os computadores e arquivos foram infectados por não conseguir acessa-los ou por meio de mensagens que aparecem dizendo que você realizou algo ilegal no computador e que está sendo multado.

Os dois métodos têm o mesmo objetivo: que você seja persuadido a realizar o pagamento, que tende a ser alto. Especialistas em tecnologia da informação não recomendam que esse resgate seja pago, afinal não existe nenhuma garantia que os arquivos sejam devolvidos e descriptografados.

Existem alguns modos de infectar o computador com o ransomware: através de e-mails infectados, execução de arquivos e pastas compartilhadas e download de arquivos desconhecidos.

Sempre faça backup

Existem alguns métodos para evitar o sequestro de dados. Entre eles, o mais indicado é que você realize o backup periodicamente, assim, sempre terá guardado os arquivos confidenciais e que sempre são utilizados.

Você pode realizar o backup através de um HD externo ou de uma nuvem. Caso tenha dificuldade ou não entenda muito do assunto, você pode pedir para alguém formado em TI para te auxiliar. Indicamos que você realize esse procedimento uma vez por semana, a cada quinze dias ou, no máximo, a cada um mês. Avalie a necessidade da sua empresa e qual é o período em que você salva mais arquivos e projetos.

Atualize programas e tenha um antivírus

O antivírus é um programa indispensável em qualquer máquina. É ele que impede que seu computador seja infectado por ransomware ou qualquer outro tipo de malware. Invista em um programa que proteja seu computador online e off-line. Algumas empresas realizam pacotes promocionais para quem irá comprar o produto para mais de um computador.

Atualize sempre seus programas. Essas atualizações são sempre para reparar problemas na programação ou falhas de segurança. Mantendo seus programas sempre atualizados, você garante que não aconteça sequestro de dados como cartões de crédito, relatórios ou arquivos confidenciais.

Encare essas ações como um investimento para a segurança cibernética da sua empresa. Estude a possibilidade de contratar um especialista na área de tecnologia, que poderá ser responsável pela segurança virtual da empresa. Lembre-se que, apesar de todos os possíveis problemas, a internet é o meio mais rápido de resolver problemas e de trabalhar.

E você, como faz a segurança da rede na sua empresa? Conte nos comentários! Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

dados, ramsonware, sequestro

Fale conosco:

Assessoria Completa

Desde 2000 no mercado, a Linux Solutions hoje é referência na implantação, treinamento, manutenção e suporte das melhores soluções baseadas em software livre.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento