Sua casa, sua segurança: Proteja a segurança de TI na sua residência!

Proteger seus documentos de possíveis invasores online é algo que tornou-se fundamental. Em busca da segurança avançada, hoje contamos com diversas formas de bloquear os acessos desconhecidos, sejam eles no ramo empresarial ou nas conexões residenciais. Para isso, será necessário tomar algumas atitudes cautelosas, como instalar antivírus e realizar medidas preventivas com a ferramenta Firewall.

Hoje em dia, é muito comum as pessoas terem acesso a tudo e todos. Entretanto, com essa facilidade, surgem os hackers, observadores e até pessoas de má índole que têm o simples objetivo de infiltrar-se dentro de suas atividades e roubar seus documentos. Mas nem tudo está perdido, existem formas de bloquear os invasores. Conheça melhor!

Atitude Segura

Como diz o ditado, “todo cuidado é pouco”. Ele pode ser levado ao pé da letra quando falamos de proteção TI. A atitude segura é investir em programas de proteção aos sites acessados, nesse caso os antivírus.

Dentre as opções, existem os programas gratuitos e os pagos, ambos funcionam corretamente, porém, para os que buscam mais proteção e eficiência, os aplicativos pagos são mais precisos.

Algumas opções de Antivírus Pago:

  • Kaspersky
  • Bitdefender
  • F-Secure
  • McAfee

Algumas opções de Antivírus Gratuito:

  • Avast Free
  • 360 Total Security
  • AVG Antivírus Free
  • Avira Free Antivírus

Dentre as opções citadas, todas possuem a mesma função de bloquear os invasores online e manter seus arquivos em segurança, fazendo o scan dos sites acessados e bloqueando qualquer tipo de ameaça apresentada.

Ative o Firewall

Pouco diferente da função dos antivírus que visa bloquear ameaças dos sites acessados, o firewall protege suas conexões de quem pretende acessar o seu conteúdo, ou seja, bloqueando qualquer tentativa de roubar arquivos, documentos, configurações e senhas.

O dispositivo firewall geralmente já vem instalado em computadores, notebooks e celulares como medida preventiva. No entanto, existem possibilidades de investir em recursos empresariais que ampliam suas defesas, além de proteger cinco ou mais computadores ao mesmo tempo.

Situações Extremas

Nos casos de situações extremas, onde os invasores já tomaram conta de seus arquivos e documentos, o fundamental é realizar um backup das configurações atuais e logo em seguida contatar um profissional de TI para realizar a remoção dos invasores.

Caso isso seja impossível de remover, a opção mais segura é formatar todo seu sistema e implantar o backup salvo anteriormente. Em seguida, ativar o firewall e bloquear as ameaças com o antivírus.

Manutenção

Mesmo com a aplicação automática dos programas, o importante é realizar uma manutenção periódica, de preferência, no mínimo semanal. Abra os dispositivos de proteção, dê uma checada sobre as ameaças bloqueadas, e faça uma revisão de toda a rede para bloquear alguma tentativa extra.

Conclusão

Por fim, podemos concluir que existem formas de manter seus arquivos em segurança, basta tomar algumas atitudes de prevenção, além de realizar manutenções semanais. Nos casos de situações extremas, é necessário fazer um backup geral e logo em seguida formatar sua rede, desta forma terá todos arquivos em segurança do firewall e do antivírus.

E você, como faz a segurança da rede na sua empresa? Conte nos comentários! Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

antivírus, segurança

Fale conosco:

Assessoria Completa

Desde 2000 no mercado, a Linux Solutions hoje é referência na implantação, treinamento, manutenção e suporte das melhores soluções baseadas em software livre.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento