Hackers

4 dicas para proteger sua empresa de hackers

Proteger os dados da empresa da invasão de hackers é um assunto de extrema importância para os gestores atualmente.

Para tanto, é necessário investir em alguns recursos tecnológicos para evitar que os dados da organização sejam acessados por pessoas má intencionadas.

Caso contrário, a sua empresa poderá passar por graves problemas ao perder o controle de informações confidenciais de clientes, funcionários e das próprias contas bancárias, por exemplo.

Para evitar que isso aconteça, elaboramos este artigo com dicas de como proteger sua empresa de ataques cibernéticos. Confira!

Instale antivírus para evitar ataques de hackers

Mais de 70% dos ataques de hackers envolvem o uso de malwares e vírus. Por isso, instalar um bom antivírus é a melhor alternativa para manter a segurança e proteção dos dados da sua empresa.

Atualmente é possível encontrar bons softwares de antivírus no mercado, com acesso gratuito ou pago.

O ideal é que as organizações invistam em antivírus corporativos, pois oferecem recursos potentes que protegem uma grande quantidade de dados. Assim como, incluem outras funcionalidades como segurança para e-mails e arquivos em nuvens.

Além disso, alguns planos corporativos de antivírus oferecem suporte aos clientes.

Ative o firewall dos equipamentos

O Firewall é um excelente recurso de proteção para as empresas. Uma das suas principais características desse sistema é que ele atua juntamente com o antivírus da organização.

Ele é responsável por expulsar todos os elementos que são considerados de caráter duvidoso que entre no computador. Contudo, quando ele falha, o antivírus tem a função de eliminar o risco ao sistema.

Diante disso, é essencial que você não abra mão do Firewall para evitar que a máquina e os dados contidos nela sejam prejudicados.

Uma dica é utilizar um Firewall de qualidade e que ele atue de maneira conjunta com o antivírus para evitar maiores riscos.

Invista em treinamentos de segurança de dados

A instalação de antivírus e firewalls são os primeiros passos para manter a segurança dos dados. No entanto, para potencializar a proteção desses sistemas é crucial capacitar os colaboradores que irão manusear os sistemas informatizados.

Pesquisas revelam que cerca de 43% dos ataques de hackers são originados por erros de funcionários. Por isso, é tão importante capacitar e conscientizar os colaboradores sobre os perigos cibernéticos e práticas diárias de como manter o ambiente de trabalho seguro.

Durante os treinamentos podem ser transmitidas dicas de segurança como:

  • Não ler e-mails suspeitos;
  • Não usar dispositivos como Pen Drives, HDS e demais equipamentos não confiáveis;
  • Não compartilhar senhas.

Mantenha as licenças atualizadas

É crucial que todo sistema operacional da empresa, os softwares e aplicativos utilizados nela sejam originais e devidamente licenciados.

Afinal, os softwares piratas não só têm procedência duvidosa, como também podem apresentar backdoors ou brechas para o acesso remoto.

Em outras palavras, eles podem ser criados para roubar os dados da empresa, o que inclui:

  • informações bancárias;
  • senhas;
  • informações estratégicas da empresa;
  • informações pessoais dos funcionários.

Isso pode prejudicar a segurança do sistema. Para evitar esses problemas, recorra a softwares originais, licenciados e sejam atualizados com frequência para evitar o vazamento de informações.

Como sua empresa se defende de hackers. Conte-nos nos comentários.

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Baixe o Untangle

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

#hacker


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2019 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento