Confidencial

A transformação digital pode colocar em risco dados confidenciais das empresas

Você sabia que a transformação digital pode colocar em risco a confidencialidade dos dados da sua empresa?

Isso mesmo! Uma pesquisa recente comprovou que a medida em que são implantadas tecnologias novas, como a em nuvem, por exemplo, é preciso aumentar a segurança dos dados.

Quer saber mais sobre o tema? Selecionamos neste artigo as principais constatações dessa pesquisa. Ao final da leitura, você irá perceber a importância de reforçar a segurança da informação da sua empresa. Veja mais!

Riscos da transformação digital nos dados confidenciais

Se por um lado, a transformação digital tem tornado os processos das empresas mais ágeis, por outro tem colocado em risco a confidencialidade dos dados.

Esse efeito foi comprovado pelo Relatório Thales sobre Ameaça de Dados realizado em 2019.

Os resultados indicam que à medida em que as empresas adotam tecnologias novas, como a em nuvem, elas precisam implementar novas práticas de segurança de dados.

À prova disso, é que 97% dos entrevistados afirmaram que suas empresas estavam realizando um processo de transformação digital. Porém, os dados confidenciais estão sendo expostos durante a implantação.

Ausência de criptografia

Apesar da transformação digital aumentar os riscos de violação de dados, a pesquisa constatou que apenas 30% dos entrevistados criptografam suas informações.

Esse é um dado alarmante, pois a criptografia é um método eficiente para manter os dados seguros e dificultar o acesso de hackers, por exemplo.

A criptografia torna-se ainda mais importante quando a empresa usa armazenamento em nuvem. Afinal, os dados estão mais sujeitos a ataques cibernéticos.

Risco da nuvem

A transformação digital tem promovido o uso contínuo de nuvens ou multi-nuvens para armazenar dados.

No entanto, apesar das vantagens desses recursos, se tornou cada vez mais difícil proteger dados da empresa, funcionários e clientes.

Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, foi comprovado que nove de dez entrevistados usam algum tipo de ambiente de nuvem.

Apesar disso, 44% deles consideraram que esse recurso se torna uma barreira a ser enfrentada para implementar medidas de segurança de dados.

Resolver esse tipo de problema deve ser considerado uma prioridade, pois afeta a equipe e todas as operações da organização. Por isso, priorize esse tipo de ação na sua empresa.

Falta de proteção da confidencialidade

Estima-se que 60% das organizações a nível global sofrem com a ausência de proteção e violação da confidencialidade dos dados empresariais em algum momento da sua trajetória. Dessa porcentagem, 30% passou por esse tipo de problema apenas no ano de 2018.

Nesses casos, independente das tecnologias utilizadas pela organização, houve o acesso fácil e oportuno dos dados. Como consequência, as empresas passaram por sérios riscos internos e externos.

Além disso, mais de 80% dos empresários que participaram da pesquisa, afirmaram que se sentem vulneráveis a ameaças de violação de informações. Sobretudo com as transformações digitais ocorridas ao longo dos anos.

Apesar disso, diversas empresas ainda não utilizam sistemas avançados de segurança, como a criptografia e continuam presas a recursos tradicionais de proteção dos dados.

E você, conte nos como está a transformação digital na sua empresa.

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Baixe o Untangle

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

confidencial, transformação digital


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2019 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento