A importância da avaliação de risco da segurança de TI da sua empresa
Já imaginou gastar mais recursos do que os necessários, e ainda assim os dados de sua empresa continuar correndo risco com relação a segurança de dados. De fato, isso pode acontecer. Especialmente se não houver uma avaliação de riscos.
Sobretudo, a avaliação de risco de segurança de TI é uma espécie de análise que coleta dados e, assim toma medidas para precaver-se do que pode acontecer com o seu banco de dados. Além disso, ainda prevê o que pode acontecer.
Que tal conhecer detalhadamente sobre a importância da avaliação de risco da segurança de TI? Porém, você também precisa saber o significado desse processo. Veja só!
O que é avaliação de risco da segurança?
A avaliação de risco de segurança da TI é uma espécie de análise das informações sobre os processos e os sistemas que são utilizados na empresa. Sobretudo, esse levantamento tem como objetivo avaliar questões de vulnerabilidade, bem como melhoria do software.
Assim sendo, é através da avaliação de riscos de segurança de TI que é possível, de fato, se precaver de eventuais vulnerabilidades que podem ser a porta de entrada para pessoas mal-intencionadas. Veja detalhadamente sobre a importância desse processo.
Já parou para pensar sobre quanto valem os dados de sua empresa? Clique aqui.
Importância da avaliação de risco da segurança em TI
Sem dúvida, uma avaliação de risco é muito importante. Além de poder encontrar a vulnerabilidade no sistema de TI de sua empresa, ainda é possível evitar a perda de dados ou que eles sejam corrompidos.
Além do mais, ainda há uma grande economia com relação às restaurações e as manutenções de sistema. Com certeza, a melhor opção é fazer a avaliação de risco.
No entanto, como ela é feita? Veja só:
Como é feita a avaliação de risco
De fato, a avaliação de risco de segurança em TI é feita com uma série de etapas. Confira quais são:
Levantar as ameaças
Primeiramente, é necessário que sejam vistas informações sobre os processos a fim de verificar quais podem ser as ameaças enfrentadas. A perda de dados e os softwares são, por exemplo, algumas informações importantes.
Criação de uma matriz para avaliação da gravidade das ameaças
Inegavelmente, com essa lista fica muito mais fácil saber o momento de agir. Pode ser, por exemplo, que um problema muito importante passe despercebido caso não tenha uma matriz de avaliação de gravidade.
Metas de correção
Assim que os problemas que geram risco a segurança de seus dados são encontrados, eles devem ser solucionados de acordo com a ordem de gravidade. No entanto, é necessário que se conheça quais as medidas a serem tomadas.
A avaliação de riscos deve ser feita por quem entende do assunto
Por mais que a avaliação de riscos pareça ser um processo fácil, ela deve ser feita por profissionais especializados que já sabem o que procurar e, também, como solucionar os problemas. Afinal, ao tentar proteger os dados de sua empresa, você pode pô-los ainda mais em risco.
Porém, não deixe de realizar a avaliação de riscos. Ela é muito importante para proteger os dados de sua empresa.
Saiba como funciona a carreira profissional em cibersegurança.
Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com
avaliação de risco, empresarial, segurança, segurança de TI, segurança empresarial