Segurança: O que fazer na TI quando um funcionário deixa a empresa

Sem dúvida, chega uma hora em que é necessário dispensar um funcionário de sua empresa de TI, ou até mesmo ocorre de o pedido de demissão partir dele. Porém, para a segurança empresarial, algumas medidas devem ser tomadas.

Afinal, uma empresa armazena diversas informações que são sigilosas. Assim, é necessário que se tenha alguns cuidados quando chegar a hora do desligamento do seu colaborador. Veja quais são:

Medidas a serem tomadas em TI para a segurança empresarial

Ao desligar um funcionário, não importando se ele pediu o desligamento ou foi despedido por você, é preciso tomar algumas medidas importantes em prol da segurança de sua empresa. Afinal, todos os dados de uma empresa são sigilosos. Confira:

Não deixe que o funcionário acesse a máquina após a demissão

No momento em que um funcionário é desligado, ele já não faz mais parte da equipe. Sendo assim, também já não é necessário que ele tenha acesso aos computadores da empresa. Lembre-se do quesito segurança!

Aliás, é importante salientar que se trata do computador da empresa. Por isso, todo e qualquer tipo de salvamento de dados pessoais nesse tipo de máquina deve ser vetado. No momento em que o funcionário salva algo pessoal seu ali, ele sabe os riscos pelos quais está passando. Caso ocorra a demissão, não será possível restaurar os arquivos.

Faça o desligamento de qualquer tipo de acesso remoto que o funcionário tem a sua empresa

Seguindo a mesma lógica do item anterior para aumentar a segurança empresarial, o funcionário já não precisa mais de nenhum tipo de acesso aos dados da sua empresa. Desta forma, é crucial que, assim que o desligamento for comunicado, sejam desconectados todo e quaisquer tipos de acesso remoto que o seu funcionário possa ter.

Não se esqueça de realizar o desligamento de outros acessos

Apesar de o acesso remoto ser o mais urgente a ser desligado, ainda há os outros. Sobretudo, certifique-se quanto ao crachá, e outros tipos de acesso que o seu funcionário possa ter em sua empresa que envolva a parte tecnológica. Por mais que pareça exagero em primeiro momento, de fato é uma medida de extrema importância para a segurança empresarial. Não se esqueça, é o seu dever se certificar de que nenhuma informação da empresa está indo junto com o funcionário.

Todo o cuidado é pouco quando se fala em segurança empresarial

De fato, não é possível conhecer cada um de seus funcionários a ponto de julgar o que ele faria ou não em uma situação na qual ele sofreria danos. Sem dúvida, a perda de um emprego é um momento no qual está sendo tirado algo do colaborador. Além disso, mesmo quando o desligamento é partido do funcionário, ainda tem um ponto a se pensar: não é possível saber, com toda a certeza, a verdadeira razão para o seu desligamento.

Sendo assim, é imprescindível que você tome todas as medidas cabíveis para que a segurança dos dados de sua empresa esteja intacta. Sobretudo, não se sabe qual é a reação de alguém que perde o emprego.

Anotou as medidas? Agora você já sabe o que fazer quando isso acontecer!

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Últimos posts por Paulo Henrique Baptista de Oliveira (exibir todos)

empresa, empresarial, segurança, segurança empresarial


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2019 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento

Open chat