Skip to main content

A importância da Avaliação de Riscos no setor de TI

A avaliação de riscos para a segurança em TI de uma empresa é fundamental para o bom rendimento, isto porque através desta avaliação é possível elaborar intervenções que sejam necessárias tanto na prevenção de riscos quanto na detecção de problemas de forma eficaz.

Neste texto, veremos o que é avaliação de riscos, como ela funciona e qual a sua importância na gestão de uma empresa. Continue a leitura, vai ser interessante!

O que é Avaliação de Riscos?

O processo de avaliação de riscos é um processo relativamente complexo porque envolve diferentes variantes e decisões, portanto, é necessário que exista um profissional capacitado para tal.

Através da identificação dos riscos, o profissional ou equipe envolvida na avaliação de riscos poderá verificar o que pode afetar o projeto em desenvolvimento ou toda a estrutura organizacional mesmo que de forma positiva.

Neste processo também é possível estudar quais são os maiores riscos, para então, no plano de ação eles tenham prioridade maior que os riscos menores.

A avaliação de riscos envolve procedimentos em:

  • Hardware;

  • Software;

  • Ameaças naturais;

  • Estrutura física e recursos humanos.

Os procedimentos em hardware e software englobam as atualizações dos softwares utilizados, a manutenção dos equipamentos, além dos requisitos do cumprimento do protocolo de segurança da informação da empresa.

As ameaças naturais são os eventos físicos que podem afetar os computadores, como por exemplo, se a empresa está em uma área suscetível a enchentes ou em lugar desprotegido.

Já quando falamos de estrutura física, fazemos referência à estrutura dos equipamentos, nos quais são englobados nos procedimentos de hardwares, mas aqui se trata de verificar se os equipamentos são capazes de suportar os protocolos necessários para uma eficiente avaliação de riscos.

E, por fim, os recursos humanos, que podem parecer trazer baixo nível de risco, mas se não são treinados a operar cada um dos softwares que utiliza pode fazer com que dados que não devem ser expostos fiquem vulneráveis a ataques, isto pode acontecer de maneira involuntária. 

Como funciona a Avaliação de Riscos para aumentar a segurança

A avaliação de riscos não termina na verificação dos itens que expusemos anteriormente, também é necessário que, depois de implementar o plano que os equipamentos sejam constantemente testados e também ter um plano de contingência para eventuais danos ou ameaças. 

As ameaças já detectadas tampouco devem ser desconsideradas nos processos de verificação e avaliação de riscos futuros.

A importância da Avaliação e o Ranqueamento de Riscos

A avaliação de riscos permite que os problemas que podem vir a ocorrer sejam resolvidos rapidamente evitando maiores prejuízos.

Quando o profissional elabora uma avaliação de riscos, também é importante que faça um ranqueamento dos itens mais vulneráveis, seja este item a rede, hardwares, softwares ou qualquer um dos outros componentes apresentados.

Para que possa aumentar a segurança, este ranqueamento possibilita que as intervenções sejam realizadas primeiro onde há mais vulnerabilidade e consequentemente maior necessidade de intervenção, assim o risco vai diminuindo paulatinamente já que os itens mais vulneráveis vão tendo segurança primeiro.

Traçar a avaliação dos riscos possibilita que eventuais riscos não se transformem em danos e que eventuais danos sejam menores do que se não houvesse uma estratégia já elaborada para travá-lo. Ou seja, uma boa avaliação de riscos evita desperdícios de recursos humanos e materiais, melhorando além da segurança, o custo da empresa.

Principais barreiras à segurança de TI em pequenas e médias empresas. Clique aqui!

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI

avaliação de risco, empresa, empresarial, equipamentos de TI, hardware, padronização, proteção, riscos, segurança, segurança da informação, segurança de dados, segurança empresarial