Pirataria

A pirataria e o perigo para sua segurança digital!

A pirataria é uma prática que prejudica diretamente a sua segurança digital e o da empresa.

Esse tipo de arquivo facilita o acesso de invasores ao seu computador e celular, facilitando a exposição e o vazamento dos seus dados.

O primeiro passo para ficar longe dessa ameaça é conhecer os danos que essa prática pode causar. Assim como, algumas dicas de segurança digital para os seus dados. Saiba mais!

Como a pirataria prejudica a sua segurança

Baixar conteúdo pirata na internet prejudica não apenas a sua segurança, como também a da sua empresa. Essa atitude é tão comum no ambiente online, que muitas vezes nem nos damos conta do que estamos fazendo.

Estudos mostram que mais da metade das pessoas baixam arquivos ilegais em nosso continente, e o número não para de crescer. Existem diversos sites que facilitam esse processo, os mais famosos incluem Pirate Bay e o Mega, já antigos na internet. É impossível estimar a dimensão da pirataria online, mas sabemos que os números são absurdos.

Principais arquivos piratas

Normalmente, a pirataria pode ser propagada através de arquivos que utilizamos no nosso dia a dia. Confira abaixo quais são os principais meios de propagação da pirataria e medidas de proteção contra eles:

Softwares piratas: Os softwares e aplicativos, por serem arquivos executáveis, facilitam a propagação de vírus tanto no seu computador quanto no celular. Por isso, eles necessitam de permissões administrativas ao computador, aumentando ainda mais o risco de infecção. No caso do seu smartphone, busque sempre instalar aplicativos apenas através das lojas oficiais. Elas garantem a proteção e reputação do desenvolvedor, evitando que seu aparelho seja contaminado. Para softwares, muitas vezes as páginas para download já apresentam malwares. Eles também são incluídos dentro dos arquivos. Assim, é comum observar vários botões para download, sendo que apenas um redireciona ao arquivo solicitado. Isso facilita a propagação e instalação de vírus em seu computador.

Conteúdo: Se tratando de conteúdo, como filmes, séries, músicas e livros, é mais difícil que os arquivos estejam contaminados. Porém, como falamos ali em cima, as páginas que divulgam esses materiais colocam diversos botões de download. Isso, confunde o usuário e facilitando a disseminação de vírus.

Malefícios da pirataria na segurança da sua empresa

Além de prejudicar a sua segurança digital, utilizar softwares piratas na sua empresa também não é nada indicado. Veja algumas razões para evitar essa prática:

Pior performance: Esse tipo de programa costuma ter uma performance muito menor que a versão original, alterando a produtividade e qualidade do serviço prestado. Softwares originais estão constantemente sendo atualizados, otimizando o desempenho e diminuindo a quantidade de erros.

Pirataria é crime: Além de afetar a funcionalidade dos equipamentos, utilizar arquivos piratas é crime. Isso afeta a autoridade da sua empresa, uma vez que você está expondo não apenas ela, mas também seus funcionários, a processos jurídicos. Portanto, caso não possa arcar com os custos de algum programa, busque por soluções mais econômicas ou até mesmo gratuitas.

Segurança de dados: Como já vimos aqui, instalar programas falsos aumenta as chances de ser infectado por vírus e malwares. Esse tipo de arquivo promove instabilidade, crescendo a possibilidade de vazamento de dados. Além disso, caso você não siga diretrizes que garantam a proteção dos seus arquivos, estará sujeito a perder conteúdo essenciais, que garantem o funcionamento do seu negócio. Alguns deles incluem backups regulares e modificação periódica das senhas. Utilizar a nuvem para armazenar seus arquivos também pode diminuir os riscos de algo nesse sentido acontecer.

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Baixe o Untangle

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

digital, pirataria


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2019 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento