Crianças na Internet

O perigo de crianças conectadas na Internet

Limitar o acesso a dados na infância pode garantir a segurança dos pequenos na internet. Isso porque eles estão sujeitos a diversas ameaças nesse ambiente.

Desde cedo, é preciso conversar com as crianças e esclarecer que, apesar de parecer seguro, estar online oferece inúmeros riscos para eles.

Você conhece esses perigos? Sabe como proteger seus filhos? Esse artigo irá te auxiliar com essas informações. Aprenda mais!

Quais são os principais perigos na Internet para crianças?

Como limitar o acesso a dados na infância garante a segurança das crianças? A inocência da infância e a facilidade de acesso a dados são fatores que prejudicam a segurança dos pequenos no ambiente online. Isso porque eles são alvos fáceis para criminosos, que se aproveitam da ingenuidade para realizar os mais diversos tipos de comportamentos nocivos a elas.

Veja uma lista dos principais perigos a que crianças estão sujeitas na internet:

Abuso sexual: A internet é um prato cheio para pedófilos, ambiente em que circulam livremente e a utilizam para se aproximar das vítimas. Sejam crianças ou adolescentes. A abordagem pode começar com comentários em fotos ou apenas pedidos de amizade.

Bullying: Um problema já conhecido em nossa sociedade, que agora invadiu também o ambiente digital. Agora, ficou ainda mais fácil propagar informações falsas sobre alguém, através do acesso a dados privados.

Exploração sexual: Como no primeiro item, criminosos utilizam a internet para explorar sexualmente crianças e adolescentes. O conteúdo pode ser vendido ou disseminado online sem segurança.

Conteúdo impróprio: A internet é sinônimo de pornografia do mais diversos tipos, algumas dentro da lei e outras ilegais. De qualquer forma, é fácil acessar ou apenas se deparar com conteúdo que seja impróprio para a idade.

Como proteger as crianças na internet?

Apesar de ser uma responsabilidade de todos, cabe aos pais tomar medidas que protejam as crianças da falta de segurança da internet. Veja algumas dicas.

Converse com os pequenos: A internet é um ambiente amplo, com possibilidades infinitas. Se já é deslumbrante para os adultos, imagina para as crianças? Converse com eles sobre a importância da privacidade e sobre evitar o compartilhamento de informações privadas, além de fotos e vídeos que não sejam adequados para eles. Procure manter a janela do diálogo sempre aberta. Dessa forma, caso aconteça algo de estranho, eles se sentirão à vontade para conversar com você.

Utilize ferramentas de monitoramento: É impossível verificar todo o conteúdo que as crianças estão consumindo na internet, até por falta de tempo. Porém, existem inúmeras ferramentas de monitoramento que auxiliam os pais nessa função, principalmente entre os mais novos. A medida que envelhecem, é possível conversar sobre os perigos da internet, mas em determinada idade, são muito jovens para entenderem. Pesquise sobre essas ferramentas na internet, teste algumas e verifique quais as que mais se encaixam no seu perfil. Também é importante saber as senhas e logins dos pequenos, além de se informar sobre quais sites acessam, quais são os favoritos, etc.

Limite o tempo deles online: Eles costumam ter muito tempo livre, tempo que é facilmente gasto na internet. Portanto, determine períodos para que possam estar conectados. Explique sobre a importância de não exceder esses limites, podendo ser prejudicial para eles. Se puder estar por perto nesses momentos, é ainda mais indicado.

Como você pode perceber os perigos de crianças conectadas na Internet são muitos. Isso exige uma atenção redobrada dos pais quanto a conexão dos filhos na rede. Para deixá-los mais seguros, coloque em prática nossas dicas e monitore-os constantemente.

Baixe o Untangle

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

acesso a internet, infantil, uso da internet


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2019 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento