Ataques de ransomware: Saiba como se prevenir!

Todos que sabem o que é um ransomware têm receio de sofrer um ataque desse tipo de sistema. Mas, para quem ainda não tem claro esse conceito, vale a pena contextualizar. Ransomware funciona como um software, no entanto, ele não é como todos os outros que conhecemos.

É um software danoso que acaba prejudicando o sistema do computador, “sequestrando” seus dados e cobrando uma taxa para que ele volte a funcionar normalmente. Quando o usuário não paga essa taxa, pode perder arquivos e outros documentos importantes salvos em seu computador. Saiba mais!

Ataques de Ransomware

Como você já pode perceber, os ataques de ransomware afetam diretamente a segurança dos arquivos dos usuários e administradores de redes, portanto, é uma coisa bem séria.

Assim que o ataque acontece, o usuário tenta acessar normalmente seus programas e arquivos do computador ou do servidor, mas não consegue, porque na tela aparece uma mensagem afirmando que o sistema está bloqueado, e, que para conseguir acesso aos programas e arquivos novamente, o usuário precisa pagar uma taxa que é chamada normalmente de resgate.

Pagamento do Resgate

Para o resgate geralmente não é usado dinheiro vivo. O pagamento do resgate é feito, geralmente, em Bitcoins, que são moedas criptografadas muito estimadas pelos hackers por aí. Essa preferência se deve ao fato de que essa moeda não pode ser rastreada, o que significa que o hacker não será pego por invadir e danificar o seu computador.

Normalmente, recuperar os dados é muito trabalhoso, por isso, embora não seja recomendável, algumas pessoas ainda optam por realizar o pagamento e recuperar seus arquivos e programas.

Como acontece e como se prevenir dos ataques de Ransomware?

O modo mais comum que viabiliza a entrada do ransomware nos computadores são arquivos danosos enviados por e-mail ou aqueles copiados de outras mídias removíveis. Desconfie também dos softwares que aparentemente são utilitários.

A forma mais recomendável, e também mais simples de se proteger de um ataque de ransomware é instalar um antivírus eficiente, e também um antimalware. No entanto, não basta simplesmente instalá-los, você terá que se preocupar em deixá-los atualizados para que funcionem sempre.

O antivírus tem uma margem de falhas, no entanto, ele previne que o usuário faça download de arquivos infectados que abrem portas para os ataques de ransomware.

Outro cuidado que você pode tomar para se prevenir é não baixar qualquer tipo de arquivo. Certifique-se de que os sites nos quais pretende baixar arquivos são confiáveis.

Você também pode usar a proteção baseada em firewall. Esse dispositivo propõe uma política de segurança mais rígida à rede.

O que é recomendável que se faça sempre é um backup dos seus arquivos do computador. Uma vez que você salva na nuvem tudo o que é importante, eles jamais se perderão, e você definitivamente não terá que pagar um resgate ao hacker, se por acaso sofrer um ataque de ransomware.

Ataques de ransomware em cidades: Quais são os custos? Saiba mais!

E você, como faz a segurança da rede na sua empresa? Conte nos comentários! Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI

Baixe o Untangle

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

ransomware


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj
empreeduca

Copyright © 2000 - - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - [email protected]

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento