Saiba o que é ransomware e veja as três principais de como defender o ambiente da sua empresa

Como se proteger de ataques de ransomware

O ransomware é um ataque que tem se popularizado e hoje está entre os principais riscos à segurança digital de pequenas e médias empresas. Inclusive, mesmo grandes empresas e até prefeituras têm sido alvos deste tipo de prática.

Nos últimos anos, o período de quarentena por conta da Covid-19

acelerou o processo de transformação digital. Ainda assim, os profissionais especialistas em cibersegurança estão em déficit em nosso País.

Justamente por isso, a Untangle Brasil preparou este artigo para explicar o que é o ransomware e apresentar 3 dicas muito úteis na prevenção a este tipo de ataque.

O que é ransomware?

O ransomware é um sequestro de dados, domínios ou outras informações sigilosas produzidas e armazenadas pela sua empresa.

Assim como um sequestro, os cibercriminosos envolvidos pedem algo em troca, geralmente criptomoedas, para pôr fim ao processo de extorsão.

Porém, é muito comum que as práticas voltem a acontecer mesmo após o pagamento da quantia solicitada. Isso só chega ao fim se o gestor de TI garantir mais segurança em relação aos dados produzidos e armazenados pela empresa.

Em geral, não há como ter total segurança, mas é possível reduzir significativamente as chances de ser incomodado pela prática do ransomware.

Inclusive, algumas práticas são bem simples e podem ser ótimas formas de ganhar uma renda extra como freelancer .

Outro ponto interessante das dicas a seguir é que não necessariamente você precisa ser um profissional sênior na área de tecnologia.

Pelo contrário, por ser uma prática um tanto quanto nova, até mesmo um técnico de TI consegue implementar essas dicas caso tenha a instrução correta.

3 dicas de como evitar o ransomware /strong>

Você enquanto gestor de TI pode evitar as chances de sucesso do ransomware e assim ter mais segurança a partir de dicas básicas e até simples.

Ainda assim, é importante destacar que essas dicas não evitam que uma empresa fique à salva deste tipo de ataque. No entanto, ao menos diminui consideravelmente as chances de sucesso na hora do furto de senhas e dados.

1. Implemente uma política de senhas

Se dentro da sua empresa os funcionários têm usuários e senhas para fazer algum login, até mesmo em e-mails, a empresa deve ter uma política de senhas.

As senhas precisam ser estruturadas sem nenhuma lógica que facilite um cibercriminoso, como sequências e informações pessoais.

O mais recomendado é seguir a obrigatoriedade de um tipo de caractere presente na senha. Ou seja, a sua palavra chave precisa ter uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um caractere especial e um número.

2. Utilize 2FA

A 2 Factor Authentication (Identificação por 2 Fatores em tradução livre) é responsável direto pela proteção de milhares de empresas por bloquear o acesso aos dados sigilosos de uma empresa.

Justamente por sua eficácia contra o ransomware , essa dica está entre as mais importantes.

Em resumo, essa solução de segurança digital evita que robôs e malwares tenham fácil acesso às senhas salvas no computador e, mesmo que saibam, a empresa fica resguardada porque a segunda verificação necessita de um segundo email ou telefone celular.

Desta maneira, mesmo que os cibercriminosos consigam as senhas, há tempo hábil para realizar as mudanças necessárias.

3. Desconfie de emails suspeitos

Um simples download pode ser o estopim para sofrer com as consequências do ransomware . Em muitos casos, os arquivos são enviados em forma de spam.

Portanto, uma dica simples é desconfiar de emails desconhecidos. Então caso não conheça ou suspeite de determinado email, sequer abra e o envie direto para a lixeira.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

cibersegurança, controle de largura de banda, dinämico, proteção, segmentar acesso, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, untangle, VPN

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento