Boas práticas para se manter seguro enquanto navega

Ficar seguro enquanto navega é algo bastante importante, seja em redes domésticas ou dentro de pequenas, médias e grandes empresas.

Especialmente ao ter processos mais delicados e que envolvem a proteção de dados, a proteção durante pesquisas e acessos aos mais variados domínios precisa ser levada à sério.

Felizmente, há práticas simples que aumentam a proteção dentro dos navegadores e diminui bastante as chances de colaboradores encontrarem perigos durante as pesquisas na internet.

Para entender melhor, a Untangle Brasil preparou este conteúdo e reuniu algumas dicas para você sempre se manter seguro enquanto navega . Então, caso queira saber mais, leia este artigo até o fim!

Como ficar seguro enquanto navega?

Para ficar seguro enquanto navega , você precisa ter atenção redobrada e definir regras que devem ser seguidas à risca por colaboradores ou indivíduos que naveguem na internet através das redes corporativas ou domésticas.

Para entender melhor, veja abaixo as 5 dicas para ficar seguro enquanto acessa a internet!

1. Mantenha o navegador atualizado

O primeiro passo para ficar ter proteção enquanto navega é utilizar um browser sempre atualizado. Frequentemente, os navegadores se atualizam automaticamente, porém em caso de pequenas, médias e grandes empresas com uma infraestrutura de TI mais organizada, essas atualizações dependem da autorização do suporte de TI.

Em todo caso, ver se o navegador está ou não com as atualizações em dia é bastante fácil. Para isso, basta ir em configurações e procurar pelo campo de “ajuda” ou “atualizações”.

2. Bloqueie domínios inseguros

Geralmente, os domínios mais maliciosos são bloqueados automaticamente e dificilmente geram problemas às redes domésticas e corporativas. Ainda assim, há a possibilidade de, no reflexo, seguir de modo inseguro.

Isso pode colocar em xeque toda a rede e comprometer todos os dispositivos conectados à rede, como celulares, tablets, notebooks e computadores. Portanto, tome cuidado com domínios sem o protocolo SSL e mantenha o bloqueio automático sempre que possível.

3. Deixe pop-ups bloqueados

Outro cuidado igualmente importante para continuar seguro enquanto navega é manter pop-ups sempre bloqueadas. Caso não saiba, as pop-ups são aquelas janelas que se abrem automaticamente ao acessar determinados domínios.

Geralmente, as janelas pop-ups são formas de ter atenção do usuário e apresentam formulários de captura, especialmente para assinar alguma newsletter. Ao mesmo tempo, domínios mal intencionados podem colocar links maliciosos que comprometem a segurança da sua rede.

Neste caso, a melhor alternativa é tomar cuidado e manter as pop-ups bloqueadas automaticamente.

4. Não utilize players de vídeo pouco conhecidos

Os players de vídeo mais conhecidos e usados são o YouTube e o Vimeo. Ambos exibem vídeos em alta qualidade e não têm nenhum tipo de links externos maliciosos.

Fora esses dois exemplos, outros players contam com links invisíveis frequentemente mal intencionados, tendo links e até mesmo malwares prontos para comprometer a sua rede.

Tendo isso em mente, opte por utilizar apenas players de vídeo mais conhecidos, principalmente o YouTube e o Vimeo.

5. Utilize um antivírus completo

Um antivírus completo e multifunções como o Untangle implementa todas as soluções necessárias para uma navegação mais segura.

Justamente por isso, caso esteja à procura de um modo de ficar seguro enquanto navega , não deixe de clicar aqui e conhecer o firewall Untangle

!

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

cibersegurança, controle de largura de banda, dinämico, proteção, segmentar acesso, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, untangle, VPN

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento