
Boas práticas para se manter seguro enquanto navega
Ficar seguro enquanto navega é algo bastante importante, seja em redes domésticas ou dentro de pequenas, médias e grandes empresas.
Especialmente ao ter processos mais delicados e que envolvem a proteção de dados, a proteção durante pesquisas e acessos aos mais variados domínios precisa ser levada à sério.
Felizmente, há práticas simples que aumentam a proteção dentro dos navegadores e diminui bastante as chances de colaboradores encontrarem perigos durante as pesquisas na internet.
Para entender melhor, a Untangle Brasil preparou este conteúdo e reuniu algumas dicas para você sempre se manter seguro enquanto navega . Então, caso queira saber mais, leia este artigo até o fim!
Como ficar seguro enquanto navega?
Para ficar seguro enquanto navega , você precisa ter atenção redobrada e definir regras que devem ser seguidas à risca por colaboradores ou indivíduos que naveguem na internet através das redes corporativas ou domésticas.
Para entender melhor, veja abaixo as 5 dicas para ficar seguro enquanto acessa a internet!
1. Mantenha o navegador atualizado
O primeiro passo para ficar ter proteção enquanto navega é utilizar um browser sempre atualizado. Frequentemente, os navegadores se atualizam automaticamente, porém em caso de pequenas, médias e grandes empresas com uma infraestrutura de TI mais organizada, essas atualizações dependem da autorização do suporte de TI.
Em todo caso, ver se o navegador está ou não com as atualizações em dia é bastante fácil. Para isso, basta ir em configurações e procurar pelo campo de “ajuda” ou “atualizações”.
2. Bloqueie domínios inseguros
Geralmente, os domínios mais maliciosos são bloqueados automaticamente e dificilmente geram problemas às redes domésticas e corporativas. Ainda assim, há a possibilidade de, no reflexo, seguir de modo inseguro.
Isso pode colocar em xeque toda a rede e comprometer todos os dispositivos conectados à rede, como celulares, tablets, notebooks e computadores. Portanto, tome cuidado com domínios sem o protocolo SSL e mantenha o bloqueio automático sempre que possível.
3. Deixe pop-ups bloqueados
Outro cuidado igualmente importante para continuar seguro enquanto navega é manter pop-ups sempre bloqueadas. Caso não saiba, as pop-ups são aquelas janelas que se abrem automaticamente ao acessar determinados domínios.
Geralmente, as janelas pop-ups são formas de ter atenção do usuário e apresentam formulários de captura, especialmente para assinar alguma newsletter. Ao mesmo tempo, domínios mal intencionados podem colocar links maliciosos que comprometem a segurança da sua rede.
Neste caso, a melhor alternativa é tomar cuidado e manter as pop-ups bloqueadas automaticamente.
4. Não utilize players de vídeo pouco conhecidos
Os players de vídeo mais conhecidos e usados são o YouTube e o Vimeo. Ambos exibem vídeos em alta qualidade e não têm nenhum tipo de links externos maliciosos.
Fora esses dois exemplos, outros players contam com links invisíveis frequentemente mal intencionados, tendo links e até mesmo malwares prontos para comprometer a sua rede.
Tendo isso em mente, opte por utilizar apenas players de vídeo mais conhecidos, principalmente o YouTube e o Vimeo.
5. Utilize um antivírus completo
Um antivírus completo e multifunções como o Untangle implementa todas as soluções necessárias para uma navegação mais segura.
Justamente por isso, caso esteja à procura de um modo de ficar seguro enquanto navega , não deixe de clicar aqui e conhecer o firewall Untangle
!
Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com


cibersegurança, controle de largura de banda, dinämico, proteção, segmentar acesso, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, untangle, VPN