Os três pilares da segurança da informação

Os pilares da segurança da informação são diretrizes que ganham cada vez mais destaque no mundo empresarial. Atualmente, a hiperconectividade de smartphones, tablets, notebooks e PCs é responsável por armazenar qualquer tipo de informação.

Assim, definir medidas e protocolos de segurança mais efetivos é algo mais do que necessário, sendo a única forma de garantir a proteção de dados sigilosos, como números de cartões de crédito, endereços pessoais, informações pessoais etc.

Neste contexto, todos os três pilares da proteção de TI envolvem medidas mais efetivas de segurança, dando origem a programas e apps cada vez mais responsivos e seguros.

Para entender melhor, a Untangle Brasil preparou este artigo e mostra quais são os três pilares da segurança da informação!

O que é segurança da informação?

A segurança da informação funciona como um conceito que define e guia as ações relacionadas à proteção de dados, seja em redes domésticas ou corporativas.

Tudo fica ainda mais simples de ser entendido ao considerar os dois principais norteadores da segurança da informação: a segurança e a informação. Isto é, embora juntos, eles têm papéis diferentes quando unidos.

A começar pela segurança, ela é responsável por medidas mais práticas, como a adoção de uma política de senhas, os logins de dois fatores e, claro, o uso de um firewall multifunções de alto nível

Já a informação diz respeito aos dados produzidos e armazenados pela empresa, independente do lugar salvo ou do conteúdo coletado. Dentro do ambiente de dados, considera-se informação material capturada pela rede.

Pilares da segurança da informação

Os pilares da segurança da informação são formados por: Confidencialidade; Integridade; e Disponibilidade. Juntos, esses três fatores guiam e auxiliam a estrutura de toda a proteção digital das soluções mais tradicionais até mesmo às mais modernas.

Atualmente, os novos desenvolvedores encontram outros pilares, mas nenhum tem a mesma importância dos três pilares citados acima.

Dito isso, veja abaixo o que cada um dos pilares da segurança da informação significa.

Confidencialidade

A confidencialidade dos dados garante que apenas profissionais autorizados tenham acesso aos conteúdos armazenados.

Inclusive, com a Lei Geral de Proteção de Dados, agora as informações passam por um processo chamado de anonimização, onde a empresa descarta informações referentes à individualidade da pessoa.

Integridade

A integridade na segurança da informação parte do princípio que a informação não pode ser alterada até chegar em seu destino final. Portanto, ela reduz ao mínimo necessário a intervenção humana.

Disponibilidade

Por fim, a disponibilidade se baseia na disponibilização das informações nos canais corretos. Isso significa que o setor precisa ter disponível as informações úteis sempre de prontidão.

Conheça o Untangle Brasil

O Untangle Brasil é uma empresa especialista em segurança da informação e conta com o poderoso aliado Untangle, um firewall multifunções conhecido por simplificar e aumentar a segurança de toda a rede de forma definitiva, antecipando problemas e evitando possíveis prejuízos às empresas.

Nós do Untangle Brasil fazemos parte do seleto grupo Star Partner do Untangle e podemos apresentá-lo todas as funções deste firewall.

Para saber mais, clique aqui!

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

cibersegurança, controle de largura de banda, dinämico, proteção, segmentar acesso, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, untangle, VPN

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento