Ciberataques! Sua empresa está preparada?!

A onda de ciber crimes, crimes cometidos nos meios virtuais, vem crescendo em um ritmo acelerado. Isso porque os famosos criminosos da internet, como hackers e afins, vêm procurando cada vez mais novos métodos para se infiltrarem em seus arquivos e conseguirem importantes informações. Por isso é importante investir na sua segurança virtual.

Investir na segurança virtual de sua empresa irá permitir que, caso você sofra um Ciberataque, você não tenha dificuldade em se proteger automaticamente. Como esses ataques são furtivos e difíceis de se prever ou detectar, a melhor segurança é a prevenção nesses casos, permitindo que você não tenha que se preocupar com nenhum tipo de ataque virtual. Acompanhe!

Como se proteger de um Ciberataque

Estatísticas indicam que somente 4% das empresas estão preparadas para lidar com um Ciberataque. Dentre o despreparo de estratégias de contenção, planos para caso dê errado, e vulnerabilidade de sistemas, isso indica que há muitas empresas com seus dados extremamente abertos pela internet, e todas um alvo fácil para um ataque virtual.

1. Tenha um bom e completo plano de resposta:
O primeiro passo para se garantir nessa era de conexões é ter um bom e completo plano de resposta para ataques e tentativas. Você precisará criar um bom plano estabelecendo diversas variáveis e permitir que ele seja acionável e gerenciável facilmente para responder a qualquer intrusão cibernética.

Esses planos normalmente se focam na limitação de acesso de dados e conexões, minimizando ao máximo o contato externo que qualquer ciber ataque pode expor a sua empresa. Esse tipo de programa também auxilia no rastreamento de ataques virtuais, o que facilita na denúncia e investigação de crimes virtuais.

2. Identifique seus principais ativos que serão alvos:
Enquanto cria seu plano de segurança para se proteger e livrar da possibilidade de danos de Ciberataques, é importante que você também identifique os principais alvos que são atrativos a externos. Esses alvos costumam ser os dados mais importantes da empresa, e podem ser arquivos confidenciais, senhas, dados e documentos que estão em sistemas de TI.

Após a identificação, você precisará ter um planejamento não somente de proteção desses dados, como também de backup, para caso eles sejam deletados ou removidos do seu alcance, você não tenha perda total desses dados, documentos e arquivos, e consiga após a sua restauração pelo backup, ter o completo funcionamento de sua empresa de volta.

3. Tenha um sistema de proteção de seus dados:
Quanto maior o número de contatos que sua empresa tem com sistemas externos a ela, mais vulnerável fica sua empresa a Ciberataques e mais você precisará se proteger dessa possibilidade. Caso você não tenha como limitar o acesso de sua empresa a demais sistemas, sua única opção é investir na proteção do seu próprio sistema.

Certifique-se de investir em um sistema de segurança que irá cobrir todas as suas necessidades, garantindo o funcionamento da sua empresa normal caso ocorra algum tipo de ataque virtual e permitindo que você tenha uma proteção até mesmo de seus arquivos de backup.

E você, como cuida a segurança de TI da sua empresa? Conte nos comentários! Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

ciberataque


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Fale conosco:

Assessoria Completa

Desde 2000 no mercado, a Linux Solutions hoje é referência na implantação, treinamento, manutenção e suporte das melhores soluções baseadas em software livre.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento