Aprenda como proteger o Wi-Fi contra invasores a partir deste guia prático e fácil

Como funciona a internet – Entenda de uma vez por todas

Por mais que esteja presente e faça parte do dia a dia nos últimos vinte anos, poucas pessoas sabem como funciona a internet . E entender esse processo é fundamental na hora de compreender os riscos encontrados nela.

Na prática, tudo fica mais fácil de ser compreendido quando há um entendimento completo. Portanto, entender como acontece o rápido processo de transmissão de dados está entre as curiosidades mais importantes para gestores de redes.

Justamente por isso, hoje a Untangle Brasil decidiu responder uma curiosidade e explicar como funciona a internet . Então, caso queira saber mais, leia este artigo até o fim!

O que é a internet?

A internet nada mais é do que um ambiente compartilhado de acesso público e ilimitado que conta uma infraestrutura de telecomunicação homogênea dedicada à criação de uma rede de computadores mundial.

Embora a teoria pareça complicada, você pode entender que a internet funciona como um espaço público onde toda a pessoa é livre para criar, disponibilizar e armazenar conteúdos.

Assim, este ambiente até então democratizado solicita apenas alguns requisitos, sendo eles um dispositivo, como tablets, celulares, notebooks e PCs, um software compatível com a internet e uma conexão junto a um provedor de acesso à internet, responsável por distribuir os sinais da rede mundial.

E por se tratar de um ambiente virtual democratizado, os requisitos servem para todo tipo de pessoa ou empresa. Portanto, qualquer figura que acesse a internet deve, obrigatoriamente, cumprir as regras acima.

Como funciona a internet?

A internet funciona a partir da comunicação entre o computador através do protocolo TCP/IP, responsável por dividir as informações enviadas e recebidas pelos domínios, e enviá-las aos usuários.

Para entender como funciona a internet , é prudente voltar um pouco para as suas origens.

Durante a década de 60, o período da Guerra Fria provocou uma busca por conexões mais efetivas de comunicação. Com isso, o Departamento de Defesa Americano e a Agência de Desenvolvimentos de Projetos Avançados (ARPA) criaram uma rede de computadores dedicados à transmissão de mensagens sem interferência de países inimigos.

Até então, a premissa era montar uma rede com vários computadores e garantir acessos independentes. Deste modo, caso um computador fosse sabotado, o outro continuaria ativo e manteria a troca de informações.

Essa necessidade fez com que surgisse a tecnologia de transmissão de dados por comutação de pacotes, popularmente conhecida pelo termo inglês packet switching.

A tecnologia inédita para época utilizava as linhas telefônicas como rota de comunicação e permitia a criação de rotas em tempo real. Isto é, os computadores conectam entre si de tal modo que garantisse a maior agilidade da troca de informações.

Porém, para identificar a rota mais ágil de modo automatizado, houve a necessidade da criação de um protocolo de comunicação, atualmente conhecido como TCP/IP, sigla de Transmission Control Protocol/Internet Protocol.

Este protocolo foi desenvolvido tendo em mente a internet e funciona da seguinte maneira: o protocolo IP divide uma informação em diferentes pacotes e os encaminha aos computadores que estão solicitando esses dados através do acesso dos domínios.

Já o protocolo TCP tem a tarefa de fazer a gestão das informações transmitidas e garantir que haja a menor quantidade de erros entre esse processo de comunicação do IP.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

cibersegurança, controle de largura de banda, dinämico, proteção, segmentar acesso, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, untangle, VPN

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento