Aprenda como funciona o firewall de uma vez por todas e acabe com todas as suas dúvidas

Como funciona o firewall – Tire todas as suas dúvidas

Entender como funciona o firewall é essencialmente importante na hora de buscar quais são as principais opções para o seu negócio.

Essa importância se dá por conta da sua diferenciação em comparação com outras alternativas, isto é, há sistemas de segurança focados apenas em programas maliciosos, outros na filtragem de conteúdo, e enquanto algumas opções se limitarem a serem apenas um firewall.

Para falar sobre o assunto e mostrar como funciona o firewall , a Untangle Brasil preparou este artigo e reuniu as respostas das principais dúvidas sobre este indispensável dispositivo de proteção!

O que é o firewall?

O firewall pode ser considerado um sistema de proteção de redes e computadores que foca no bloqueio de informações quando há supostos malwares.

Assim, esta alternativa extra de segurança tem como foco monitorar e organizar as tantas informações que entram e saem de uma rede compartilhada.

Sobre o nome, que deriva do termo em inglês “barreira de incêndio”, ele é utilizado por funcionar justamente como uma barreira, que fica localizado nas redes internas e externas, sejam navegadores web, email, entre outras fontes de troca de dados.

A partir disso, o firewall mantém a rede compartilhada mais protegida diante de worms, hackers e vírus, e deixa a navegação a partir das redes externas mais seguras.

Uma particularidade a respeito da criação do primeiro firewall, ele nasceu na década de 80 por conta da necessidade de proteger as redes internas focadas em processos corporativos.

Firewall e antivírus são a mesma coisa?

Não, o firewall e o antivírus são dispositivos de segurança diferentes. O firewall foca na antecipação de ciberataques de diferentes fontes e busca garantir uma navegação mais segura, já o antivírus procura por vírus já instalados e respectivas remoções.

Ainda assim, é importante destacar que um firewall pode contar com recursos de um antivírus e vice-versa. Deste modo, a melhor opção de proteção se torna aquela que tiver mais recursos.

Como funciona o firewall

Para saber como funciona o firewall , você deve antes entender qual é o seu principal recurso, que costuma ser o processo de filtragem de dados que chegam à rede interna da empresa. Isso faz com que apenas dados já filtrados alcancem o ambiente da rede.

Por exemplo, você tem uma rede compartilhada e um firewall instalado. Com isso, os usuários podem ser proibidos de acessar determinados domínios suspeitos, como sites de pirataria e links com domínios falsificados.

Em outros casos, também é possível bloquear domínios que gerem algum tipo de dano à produtividade, como links de redes sociais e plataformas de vídeo.

Ainda sobre como funciona o firewall , a melhor escolha costuma ser a opção com mais recursos. Isso acontece porque o sistema fica de acordo com todas as necessidades da rede interna.

Assim, independente de qual for a sua necessidade, busque por um firewall multi funções que foque nas possibilidades de configuração.

Deste modo é possível proteger dados e informações sigilosas armazenadas nos servidores, que costumam ser o principal alvo de ciberataques.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

cibersegurança, controle de largura de banda, dinämico, proteção, segmentar acesso, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, untangle, VPN

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento