Como planejar o hardening de sua TI

Sem dúvida, o hardening é um fator muito importante para a segurança de sua empresa. Afinal, é esse processo que está responsável por manter toda a sua estrutura de TI na mais plena segurança. Porém, o que mais se vê por aí são pessoas que desconhecem esse processo, não sabendo nem o que significa.

Que tal descobrir o que é o hardening e o porquê ele é tão importante para a segurança em TI? Aliás, você ainda poderá conferir como implementar em sua empresa! Continue a leitura e descubra!

O que é hardening?

De fato, o hardening é uma espécie de processo no qual as ameaças são mapeadas. Sem dúvida, com essa medida o seu setor de TI, bem como as informações salvas em seu banco de dados estarão salvas. Além disso, esse processo é responsável também por monitorar possíveis ataques e invasões ao seu sistema. Assim, possuindo um mapeamento de ameaças, bem como uma vigilância, tudo estará seguro.

Veja, então, os métodos de hardening que é possível encontrar:

Métodos de hardening

Agora, que já se sabe que se trata de um processo que mapeia ameaças, é importante que você conheça meios pelos quais é possível realizar esse processo. Veja só:

Antivírus:

Inegavelmente, os softwares antivírus são um método muito conhecido, muito embora somente os especialistas saibam que se trata de um processo de hardening. De fato, esse software foi desenvolvido para monitorar o seu sistema operacional, bem como páginas da internet as quais você acessa, para fazer um mapeamento de ameaças. Caso o antivírus encontre alguma ameaça, ela é logo eliminada.

Aliás, esse método é o mais popular. Afinal, ele é utilizado pela maioria das pessoas que possuem um laptop, desktop ou até mesmo um smartphone.

Criptografia:

Sobretudo, a criptografia faz com que os seus dados sejam ilegíveis a olho nu. Ou seja, é necessário que esses dados sejam descriptografados.

O lado positivo é que com esse meio de hardening é possível checar a questão de integridade, autenticação e disponibilidade. Assim, você poderá saber se o dado foi alterado, a origem da mensagem, bem como as requisições.

Como incrementar o hardening em sua empresa?

De fato, agora você já sabe que o hardening é importante para a parte de TI em sua empresa. No entanto, como esse é aplicado esse processo de mapeamento?

Planejar:

Sobretudo, a primeira medida a ser feita é planejar o seu hardening. Nesse momento, é analisada toda a questão de hardware e software. Assim, são monitorados os resultados de segurança que estão em normalidade, para que se possa ter um parâmetro depois.

Verificar o sistema operacional:

Acima de tudo, nessa etapa é verificada a condição de seu sistema operacional. Se ele não está em defasagem ou desatualizado. Todos os reparos precisos com relação ao sistema são feitos neste momento.

Verificar o servidor:

Para implementar o processo de mapeamento de ameaças no servidor de sua empresa, é necessário que tudo tenha sido instalado de maneira correta previamente. Sendo assim, todas essas questões são verificadas aqui.

É nesse momento que são feitas todas as adequações necessárias para que o hardening trabalhe de acordo com as suas necessidades. Afinal, nenhuma rede é igual a outra.

A segurança de sua empresa em primeiro lugar

Está esperando o que para cuidar da segurança da TI de sua empresa? O hardening é muito importante, por isso não pode ser deixado de lado.

Você não vai querer que os dados dos seus clientes, dos seus serviços e outros dados importantes estejam desprotegidos, não é?

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Últimos posts por Paulo Henrique Baptista de Oliveira (exibir todos)

antivírus, criptografia, hardening, mapeamento de ameaças, segurança, servidor, sistema operacional


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2019 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento

Open chat