Como proteger seus dados evitando spam em empresas

A maioria das pessoas apenas consideram os spams como algo incômodo sem se darem conta de quão perigosos podem ser para a segurança digital. No entanto, ainda pior é o spam em empresas, que se aberto por apenas um funcionários coloca em risco toda a organização.

Por ignorarem a potencial ameaça que um spam pode vir a ser, apenas 41% das empresas brasileiras têm políticas de segurança digital.

O que deixa uma grande porta de entrada aberta para qualquer pessoa mal intencionada.

Mas não se preocupe, para que você saiba o que é e como evitar spam em empresas, a Untangle Brasil trouxe mais um artigo pensado para te ajudar a melhorar a segurança digital do seu negócio. Confira!

O que é SPAM?

Sending and Posting Advertisement in Mass, ou simplesmente SPAM, são mensagens não solicitadas que podem fazer grande volume no seu email com propaganda de produtos e serviços. No entanto, os spams mais perigosos são usados para aplicar golpes, disseminar boatos e espalhar softwares maliciosos.

Estes últimos, que representam risco para as informações importantes e sigilosas da sua empresa. Normalmente os hackers que estão tentando roubar informações precisam criar portas de entrada na rede da empresa, por isso enviam spams com links falsos. Esses spam podem ser classificados como:

Boatos: Consistem em Fake News extremamente sensacionalistas que te seduzem a clicar em algum link “para saber mais”.

Pornografia: Os spam com conteudos adultos se utilizam muitas vezes do histórico pessoal de busca afim de criar ofertas ou conteudos que tentem a pessoa a abrir o link enviado.

Propagandas: Muitas vezes, também usando o histórico de busca para criar links de ofertas falsas com base em empresas reais.

Fraudes: Nestes casos os emails falam sobre heranças ou prêmios milionários ganhos sem o conhecimento da vítima, que precisa clicar no link para reivindicá-lo.

Como evitar spam em empresas?

Ter uma política de segurança digital é essencial para evitar spam em empresas. Estas políticas são um conjunto de boas práticas que irão evitar que seus colaboradores coloquem a empresa em risco.

Isto pode ser passado por meio de treinamento, manuais ou comunicados internos. Saber identificar spam em empresas é uma das funções destas políticas, mas o principal é que cada colaborador saiba da importância de preservar os dados que circulam dentro da empresa.

Conheça algumas práticas que podem evitar que sua empresa sequer receba este tipo de ataque passivo.

Antivírus e Firewalls

A criação de novos softwares maliciosos é constante e buscam sempre contornar as barreiras de segurança da sua rede. Por isso, quanto mais sofisticados os spams ficam, mais modernos e atualizados devem ser seus programas de defesa.

Filtros antispam

Na maioria dos browsers de email é possível configurar filtros antispam. Você escolhe uma série de palavras chaves que podem ser encontradas em spam em empresas e automaticamente seu email irá classificá-los como perigosos e direcioná-los a uma pasta segura.

Evite exposição

Evite expor emails usados por suas equipes internas em sites ou qualquer meio de comunicação com o público. Além disso, fique atento às políticas de privacidade de cada site que seja necessário realizar um cadastro.

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