Qual a diferença entre violação e vazamento de dados e o que fazer para evitar?

A maioria das empresas já sofreu de alguma forma com violação e vazamento de dados internos. Algumas são mais propensas a violações e outras a vazamentos e cada uma destas situações exige diferentes respostas.

Por isso, o ideal é que você saiba distinguir o que causa cada situação para que possa reagir de forma adequada. Sobretudo porque desde que foram implementadas novas regras da LGPD para pequenas empresas grandes negócios, ninguém mais pode ignorar a necessidade de cibersegurança.

Pensando nisso, a Untangle Brasil preparou este artigo, a fim de esclarecer qual a diferença entre violação e vazamento de dados e o que a sua empresa pode fazer em relação a isso. Confira!

O que é um vazamento de dados?

Um vazamento de dados acontece principalmente por falha humana, por exemplo quando alguém envia um email confidencial para o remetente errado. Ou ainda, quando um funcionário deliberadamente repassa arquivos para alguém de fora da empresa.

Em resumo, o vazamento de dados acontece de dentro para fora em transferências diretas propositais ou não.

O que é uma violação de dados?

Já a principal diferença entre a violação e vazamento de dados é que a violação acontece em forma de ataque. Normalmente são decorrentes de algum Malware que tenha invadido o sistema de dados da empresa e esteja realizando uma coleta de dados forçadamente.

Quase 25 milhões de brasileiros tiveram seus dados violados, em 2021, devido a diversos ataques hackers sofridos por grandes empresas como a Samsung, Mercado Livre, Facebook e outros.

Como se pode perceber, a violação de dados acontece de fora para dentro, em coletas não autorizadas de dados por terceiros.

Qual a melhor solução?

Casos de violação e vazamento de dados exigem soluções diferentes, mas todas elas irão partir de uma análise do sistema de segurança digital implementado na empresa e suas camadas.

Infelizmente não existe um único software para resolver ambos os problemas. Por isso, você terá que investir em segurança para um caso ou para outro, mas o ideal é que sua empresa tenha soluções para violação e vazamento de dados.

Soluções para vazamentos de dados

Você pode criar soluções com políticas internas para evitar o vazamento de dados, como treinamentos para a equipe, softwares de DLP, armazenamento de dados importantes em uma rede fechada com acesso restrito.

Soluções para violações de dados

As soluções para violações de dados são ainda mais vastas, podendo optar e mesclar estratégias como: criptografia nas comunicações, senhas complexas ao invés de padronizadas, firewall de qualidade e outros programas que delimitam as possíveis portas de entrada de invasores.

São diversas as alternativas que irão fortalecer a sua segurança digital. Sobretudo, não se esqueça de proteger também os dados presentes em computadores de colaboradores fora da empresa, em regime de home office.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

cibersegurança, controle de largura de banda, dinämico, proteção, segmentar acesso, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, untangle, VPN

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento