Como sensibilizar os funcionários da sua empresa sobre a segurança da informação!

A segurança da informação deve ser prioridade em qualquer empresa. Afinal, apenas essa prática consegue manter os dados da organização protegidos e sem danos.

Para alcançar esse objetivo não basta adotar práticas de segurança da informação, mas contar com o apoio de toda a equipe.

Mas como sensibilizar os colaboradores do seu negócio sobre a importância desse tema? Veja abaixo algumas dicas.

Importância da segurança da informação da empresa

A segurança da informação deve ser encarada como uma prioridade pela sua empresa. Afinal, os dados do seu cliente são de sua responsabilidade e devem ser valorizados.

Esse é um desafio dos tempos atuais, já que todos os dias lemos notícias sobre vazamentos de dados.

Mas, existem algumas diretrizes essenciais para manter os invasores fora do seu negócio. Veja algumas delas:

  • Utilizar softwares originais e mantê-los sempre atualizados;
  • Realizar backups com frequência;
  • Trocar senhas periodicamente;
  • Limitar os acessos dos funcionários;
  • Usar criptografia em dados sigilosos.

Como sensibilizar os funcionários sobre o tema?

Implantar o sistema em sua empresa é importante para otimizar a gestão de proteção. Proporcionando assim, melhores monitoramentos e soluções para falhas encontradas. Veja as principais vantagens:

Um passo importante para implantação da segurança da informação é sensibilizar os funcionários a respeito do tema. Isso por que a maioria das invasões ocorrem através de interações humanas.

Uma técnica famosa conhecida como “phishing” induz o usuário a clicar em links maliciosos, através de emails. Os ataques estão cada vez mais elaborados, e hoje em dia vemos mensagens com informações específicas sobre cada um, facilitando o golpe.

Os ataques estão cada vez mais elaborados, e hoje em dia vemos mensagens com informações específicas sobre cada um, facilitando o golpe.

Organize um plano de conscientização para a sua equipe, mostrando os perigos que estão sujeitos e fornecendo caminhos para evitá-los. A seguir alguns direcionamentos essenciais para os colaboradores:

  • Nunca compartilhar nem senhas pessoas nem senhas da companhia, inclusive entre funcionários;
  • Sempre conferir os remetentes dos emails, desconfiando daqueles desconhecidos ou com padrões estranhos, como muitos números;
  • Informar aos profissionais da área de TI sobre qualquer atividade fora do comum;
  • Evitar o acesso a páginas que possam contaminar o computador, como pornografia e sites de downloads;
  • Usar smartphones com cautela. Esses pequenos dispositivos carregam informações valiosas e são facilmente roubados;
  • Sempre bloquear o computador ao sair da mesa.

Elaborando um plano de sensibilização

Junto a equipe de TI, é importante elaborar um plano para conscientizar a equipe sobre segurança da informação.

Todos os departamentos devem ser incluídos, desde o marketing até o jurídico. Nenhum funcionário deve ficar de fora. Manter o ambiente livre de invasores é responsabilidade de todos.

A cada novo colaborador, forneça um treinamento direcionado, para que ele fique por dentro dos direcionamentos da empresa. Inclua informações que façam sentido dentro do seu ramo de atuação. Além disso, faça reuniões periódicas para lembrar os pontos essenciais e garantir de que todos compreendem e os colocam em prática.

Definir metas de acompanhamento também é uma ótima forma de ter certeza da efetividade do plano.

Mesmo em pequenos negócios é necessário que os funcionários tenham responsabilidade com os dados dos clientes, da empresa e pessoais. Todos estamos sujeitos a ataques cibernéticos, eles se tornam mais frequentes e mais inteligentes a cada dia.

Por isso, coloque nossas dicas em prática na sua empresa. Com o devido treinamento e seguindo a risca as diretrizes do departamento de TI, o seu negócio estará a salvo.

Baixe o Untangle

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

consciência, sensibilização


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2019 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento