Monitoramento de Redes

Cresce o número de empresas brasileiras que monitoram o uso de sua internet

Você nunca achou estranho como seus interesses aparecem na sua frente dentro de buscas na internet? Nunca percebeu que suas redes sociais se associavam a propagandas que estavam ligadas a coisas que você já buscou, que pertencem ao seu grupo de interesse? Pois então, se você nunca percebeu isso, repare!

Acontece com maior frequência do que se imagina. Bem maior mesmo. E isso se deve a um crescimento que nem todos vão gostar de constatar. É o monitoramento da internet em território brasileiro. As empresas no Brasil estão, cada vez mais, buscando ferramentas para fazer o monitoramento da rede.

Falando assim, parece até que sua vida passa a ser investigada, não é mesmo? Mas não é bem assim, não. Pode ficar um pouco mais relaxado, porque o monitoramento da internet acontece por empresas para que as buscas sejam muito mais eficientes e que a sua conexão seja muito mais ágil.

Principalmente quando a empresa se trata de um servidor. Nesse caso, o monitoramento da internet é usado para a otimização de sua rede. Nunca ouviu falar de um sistema de monitoramento proxy? Ele é famoso no meio dos servidores e ajuda você no desempenho de sua internet. Se torna uma moeda de dois lados positivos.

Monitoramento Proxy

É difícil imaginar como pode ser positivo o monitoramento da internet. Além de se sentir invadidas, as pessoas acabam perdendo a confiança na rede e deixam de fazer muitas transações por meio delas, mas as coisas não precisam ser tão radicais assim. O monitoramento proxy não surgiu com a intenção de prejudicar ninguém.

Muito pelo contrário. O monitoramento proxy tem um objetivo mais positivo. Por mais que torne sua rede refém de recolhimento de dados, o proxy é capaz de ajudar o servidor a melhorar o seu uso da rede. Por exemplo, ao acessar uma página da web mais de uma vez, os resultados de busca se tornam mais expressivos e retomam ao site já acessado.

A indicação de antigas páginas, a otimização de buscas, a facilitação de acesso a arquivos, tudo isso pode ser explorado quando se tem o sistema proxy. Então, por mais que a palavra monitoramento seja tão forte, a utilização do monitoramento proxy pode reverter benefícios para sua própria rotina dentro da rede.

Monitoramento da Internet

Não é exagero dizer que o monitoramento proxy é muito mais eficiente quando se torna o monitoramento da internet. Isso porque o sistema é muito mais usado na web. A troca de dados constantes, a navegação, a utilização de arquivos por meio da rede se tornam fatores determinantes para que os servidores usem o monitoramento proxy ao seu favor.

Por exemplo, os servidores podem se tornam muito mais rápidos quando a internet não precisa buscar externamente um site que foi acessado no mesmo dia. Então, cria-se um meio interno para trabalhar com isso. É uma maneira de otimizar o trabalho, fazer com que a busca seja mais rápida e não precise de muitos dados. Melhorando cada vez mais o sistema.

E você, como monitora o uso de Internet na sua empresa? Conte nos comentários! Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

proxy

Fale conosco:

Assessoria Completa

Desde 2000 no mercado, a Linux Solutions hoje é referência na implantação, treinamento, manutenção e suporte das melhores soluções baseadas em software livre.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento