Por que eliminar rapidamente uma ameaça nem sempre é a melhor abordagem?

Quem trabalha no segmento de Tecnologia da Informação ou mesmo têm interesse por essa área, sabe que é preciso ter muito conhecimento para saber lidar com os contratempos que acontecem no dia a dia, principalmente os relacionados à segurança.

Para exemplificar esses contratempos, podemos usar uma notícia de ataque à infraestrutura da própria Internet, que aconteceu há cerca de quatro anos. Isso aconteceu porque duas empresas que estavam competindo entre si acabaram gerando um ataque DDoS que prejudicou a função dos servidores DNS.

Dito isso, se você trabalha com TI às vezes pode achar que ao menor sinal e ameaça no sistema, deve-se executar rapidamente a eliminação, certo? Mas hoje vamos te mostrar que essa nem sempre é a melhor abordagem.

Por que os ataques acontecem?

Na realidade, as razões para o acontecimento desses ataques variam muito. Algumas pessoas fazem por fazer, só para prejudicar uma organização, outras fazem porque querem algo em troca, como serviços ou afins, mas vamos dar uma olhada mais detalhada em outros motivos.

Enfraquecer a concorrência: Alguns ataques acontecem a computadores ou endereços eletrônicos de uma determinada empresa, com o objetivo de não deixar que o público tenha acesso àquela página ou mesmo mude seu olhar diante da imagem da organização.

Ideologia diferente: Quando um determinado site divulga um conteúdo que vai contra a opinião da pessoa que está realizando o ataque.

Necessidade de aparecer: Sim, existem pessoas que realizam ataques só para se exibirem para outros atacantes, porque conseguiram invadir o sistema de uma super empresa, por exemplo.

Além disso, às vezes os atacantes não querem se exibir para outros e sim para a própria empresa invadida, com a finalidade de mostrar a ela que seu sistema é vulnerável e pode ser acessado a qualquer momento.

Como se prevenir do ataque de negação de serviço?

Na realidade, não existe uma maneira exata de se defender de um ataque de negação de serviço, mas não se preocupe! O que pode ser feito é tomar medidas que previnem isso, e elas acabam surtindo efeito.

É importante sempre pesquisar sobre mecanismos de defesa, já que você não quer ninguém invadindo os seus dados pessoais ou mesmo da empresa para a qual trabalha. Mas agora vamos te dar algumas das opções possíveis para isso.

  • Crie boas senhas sempre: Quanto mais difíceis elas forem, menos chances um atacante tem de invadir o seu sistema e se apossar dos dados ali existentes;
  • Utilize a criptografia: Ela já vem sendo usada pelas maiores organizações do Brasil e não é à toa, observar as estratégias das outras pessoas também é importante;
  • Cheque o nível de vulnerabilidade do seu computador: ou de quantos existirem dentro do seu local de trabalho. Quanto menor eles forem, menos chances têm de serem invadidos.

Essas são algumas das formas de proteger seus dados de um ataque de negação de serviço. Nunca sabemos quando algo assim irá acontecer, então o melhor que temos a fazer é tomar os cuidados necessários, para que o trabalho flua como deve ser, sem ser violado.

E você, já sofreu algum ataque? Como agiu? Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

negação de serviço

Fale conosco:

Assessoria Completa

Desde 2000 no mercado, a Linux Solutions hoje é referência na implantação, treinamento, manutenção e suporte das melhores soluções baseadas em software livre.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento