DDOS! Sua empresa sob ataque!

Quando acontece a decisão de colocar um site no ar, existe uma série de pesquisas que precisam ser realizadas, para que então seja pensado no layout, no conteúdo, no design, hospedagem e todos os demais detalhes que compõem a criação e finalização de um site, pois a intenção é que seu público-alvo seja atingido e que seu site lhe dê a visibilidade necessária em seu mercado, existe muita dedicação para que ele esteja no ar e funcional.

E em dado momento, seu site apresenta momentos de instabilidade, lentidão no processo de carregamento, poucos acessos, onde pode ser uma situação passageira ou ela pode durar mais algumas horas, ou alguns dias ou ainda alguns meses, tornando-se impossível a visitação. O seu site pode estar sofrendo um ataque de DDoS. Saiba mais!

O que é DDoS?

A sigla DDoS, na verdade, é um acrônimo para Distributed Denial of Service, onde sua tradução significa seria Negação de Distribuição de Serviço, onde começa a fazer sentido o fato do seu site estar lento, sem que os acessos sejam possíveis.

O DDoS é um tipo de ataque que envolve apenas um único alvo, que pode ser um computador, dispositivo ou servidor, onde após o hacker tem controle total do equipamento atacado. O mecanismo do ataque basicamente coordena que diversos equipamentos ataquem um único alvo, causando uma sobrecarga no sistema, fazendo com ele fique fora do ar.

O que é um ataque de DDoS?

Um ataque que seja do tipo DDoS, configura-se por ser um ataque maldoso que visa a sobrecarga de um equipamento, como computador ou servidor, até que seus recursos com processamento e memória sejam esgotados, deixando-o indisponível para qualquer acesso via Internet. Funcionam diferente dos ataques comuns, que visam danos nos arquivos, o DDoS visa a sobrecarga do sistema, deixando fora de uso.

Para um ataque DDoS ser reconhecido como tal é necessário que vários equipamentos que estejam sob o comando de um hacker, para que eles sejam direcionados para um único alvo, causando uma sobrecarga em todo o sistema e deixando-o inoperante, onde a intensidade do ataque é que vai determinar o tempo em que o sistema ficará indisponível.

Graças ao ataque, os servidores que sofreram o ataque não aguentam a quantidade de requisições e sai do ar, impossibilitando que aconteça qualquer tipo de interação. Se o ataque tiver sucesso, os efeitos podem ser muito ruins. Pense em um grande site varejista fora do ar, que representaria perda de vendas, falta de retorno de investimento, reposição de produtos, controle do estoque e de entregas, entre outros problemas.

Como você pode se proteger de um ataque DDoS

Infelizmente não existe uma fórmula mágica que pode ser aplicada a qualquer momento evitando que o ataque aconteça, mas existem cuidados que podem ser tomados como forma de prevenção, confira a seguir:

* Tenha profissionais capacitados em Infraestrutura de Tecnologias da Informação, para traçar estratégias de defesa e também de precaução.

* Mantenha seu domínio apontado para servidores CloudFare, pois ele atua coo, um filtro, impossibilitando que solicitações impróprias, que podem causar lentidão e sobrecargas.

* Invista em largura de banda, mesmo parecendo algo óbvio, ela é a responsável pela capacidade máxima de transferência de dados, logo se houver uma redução da banda seu site pode enfrentar sobrecargas e lentidão.

* Utilize um firewall para gerenciamento das suas conexões.

Os ataques DDoS são muito comuns, todos os dias milhões de ataques são realizados, a diferença entre a efetividade e a ineficiência são as ações que você vai tomar para se prevenir e se ocorrer, as estratégias que serão utilizadas.

Sua empresa já passou por um ataque DDoS? Você conhecia esse tipo de ataque? Comente aqui.

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI

Baixe o Untangle

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

ataque, ddos


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2019 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento