IoT! Já pensou na segurança da Internet das coisas?

Para praticamente qualquer pessoa no mundo ocidental, a Internet não é apenas onipresente, é praticamente inescapável. Entre telefones, tablets, PCs, consoles de jogos, televisores e set-top boxes, a Internet existe em todos os cantos das nossas vidas.

Podemos ouvir mais alto do que nunca que o futuro é “Internet das Coisas – IoT”, onde todos dispositivos serão equipados com sensores e conectividade para trabalhar em conjunto, entender o que estamos fazendo e operar automaticamente afim de facilitar nossas vidas. E, claro, poderemos controlar e configurar tudo, provavelmente com nossos tablets e smartphones, com comandos simples utilizando dispositivos básicos, como tablets ou smartphones, ou ainda por reconhecimento de voz ou facial. Um fator que preocupa a todos é referente à segurança dos dados, visto que ainda existe vulnerabilidade, causando perda ou falha no acesso aos dados. Confira!

Imaginando as possibilidades

O conceito Internet das coisas se presta a ideias fantásticas. E se sua casa pudesse poupar seu esforço ao reconhecer que você está em uma farmácia e enviar automaticamente uma lista de coisas que você precisa? Fui para fora da cidade em uma viagem de negócios? Diga à sua casa que fique no modo de férias, ligue e desligue as luzes para fazer com que o lugar pareça que alguém está presente, evitando o desperdício de recursos, como água ou luz.

A comunicação de dispositivo a dispositivo cria outras possibilidades. Sensores de movimento simples podem detectar pessoas que se deslocam pela casa, ligando e desligando as luzes, abrindo ou fechando persianas ou cortinas, ou mesmo ajustando a temperatura. Esta funcionalidade já é tão refinada que muitos sensores são razoavelmente “imunes para animais de estimação”, de modo que cachorros e gatos não desencadeiam funções automatizadas.

Um mundo de possibilidades é que a Iot está trazendo para nossas vidas, e cada vez mais esse conceito está mais presente em nosso dia-a-dia. Principalmente quando levamos essa realidade ao mundo empresarial.

IoT – Atenção redobrada com a Segurança da Informação

De com um estudo realizado pelo Gartnet, serão mais 20 bilhões de coisas que estarão conectadas até 2020, ou seja, no próximo ano. Já que a IoT proporciona um mundo novo de possibilidades e oportunidades para as empresas, além de melhoria no relacionamento com o seu cliente, criação de novos produtos e também de serviços personalizados.

Mas, quanto maior o número de dispositivos que estão conectados à rede, aumentando o risco de exposição de informações, como o sequestro de dados, que vem aumentando exponencialmente, alteração de informações mesmo conectado à um determinado ambiente. Tudo isso, graças às falhas de segurança na informação tanto no fabricante quanto no uso, por parte do usuário. Logo, é necessário considerar as brechas de segurança que podem ocorrer.

O uso de uma interface web insegura, falha na autenticação ou autenticação falha, rede vulnerável, falta de criptografia de dados, nuvem com falhas de segurança, uso de interface móvel ou softwares com protocolos de segurança falhos, são alguns dos problemas que não deveriam acontecer.

Uma das principais iniciativas para manter a segurança dos dados é a utilização de softwares seguros e de qualidade atestada, manter a atualização em dia dos seus dispositivos. As utilizações de senhas com nível elevado reforçam a segurança. Os backups criptografados de dados é outra medida de segurança para manter seus dados seguros.

E a sua opinião sobre a segurança da Internet das Coisas? Deixe aqui abaixo.

Baixe o Untangle

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

iot


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2019 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento