Diferença entre firewall gratuito e pago – Escolha o melhor

A diferença entre firewall gratuito e pago pode não ficar tão claro aos olhos dos gestores de rede. Inclusive, há ainda o risco de imaginar que um software pago seja melhor apenas por ser pago.

Na prática, você deve esquecer valores e custos ao comparar esses tipos de firewall e observar as questões que envolvem licenças, isto é, os termos de usos. Muitas vezes, mesmo os firewalls gratuitos têm funções pagas.

Todos esses detalhes precisam ficar claros antes de escolher e implementar o melhor firewall para o seu negócio e rede interna. Caso contrário, inevitavelmente você terá mais uma mudança a se fazer nos próximos meses!

Para explicar melhor a diferença entre firewall gratuito e pago, a Untangle Brasil preparou este conteúdo e reuniu todas as principais informações para que você tome a melhor decisão!

O que é um firewall gratuito?

Antes de mais nada, é importante ter em mente o que é um firewall gratuito. Embora o nome dê margem para este tipo de entendimento, não existe nenhum firewall gratuito. Pelo contrário, há no máximo firewall com licenças sem custos.

Essas licenças não precisam ser renovadas mês a mês, como é o caso dos antivírus pagos, e a todo momento você consegue alterar a licença, podendo optar por licenças pagas que trazem ainda mais benefícios, com recursos e melhores integrações.

Em todo caso, esses firewalls gratuitos se mostram mais úteis por terem funções de personalização na hora da implementação e recursos tão bons quanto os softwares pagos ou até mesmo melhores!

O que é um firewall pago?

O firewall pago possui uma licença mensal, anual ou custo de aquisição permanente. Em muitos exemplos, essas licenças precisam ser pagas corretamente para ter acesso ao suporte e às atualizações.

Os recursos costumam ser bem extensos, no entanto são limitados e engessados pela empresa responsável. Isto é, não há nenhuma forma de personalizar e tão pouco ter implementações realmente sob medidas.

No fim, os firewalls pagos funcionam como medidas mais urgentes, mas não necessariamente definitivas. Isso porque as licenças de uso geram gastos e a falta de personalização se torna um problema à medida que rede interna muda.

Diferença entre firewall gratuito e pago

A diferença entre firewall gratuito e pago costuma ficar mais clara ao considerar um cenário real. Portanto, imagine que você é um gestor de redes e está iniciando uma estrutura do zero.

Para ter um firewall rapidamente, você pode explorar uma licença paga mês a mês de um software pago. Deste modo, os recursos mais indispensáveis ficam à disposição do seu negócio com esforço mínimo.

Ao passar do tempo, com recursos mais estruturados, rede interna devidamente configurada e ambientes virtualizados ativos, um firewall gratuito se torna a melhor alternativa!

Com a possibilidade de personalizar a implementação, todas as máquinas ficam monitoradas e todos os processos já em andamento não devem ser estruturados a partir do firewall pago, mas sim o novo firewall dar a estrutura de monitoramento e proteção adequada às operações da empresa.

Esperamos ter o auxiliado a ficar mais seguro e precavido com este artigo, confira mais de nossas produções em nosso Blog.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

cibersegurança, dinämico, firewall, firewall gratuito, firewall pago, proteção, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, untangle


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj
empreeduca

Copyright © 2000 - - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - [email protected]

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento