Golpes virtuais do Instagram: o que são e como evitá-los
Os golpes virtuais do Instagram estão cada vez mais populares conforme a adesão a rede social cresce e usuários desavisados confiam em usuários, lojas online e conteúdos publicados na plataforma.
Muitas vezes, essas fraudes aproveitam dos recursos disponíveis na rede social para aplicar golpes cada vez mais estruturados. Na prática, não há erros por parte do Instagram, mas sim uso de recursos com má fé por parte dos usuários.
Felizmente, muitos desses golpes podem ser facilmente deixados de serem aplicados com poucas denúncias. Nos piores cenários, basta o interessado checar algumas informações ou até mesmo as formas que a página está disponível.
Para entender melhor, a Untangle Brasil preparou este artigo e reuniu todas as informações que você precisa para evitar golpes virtuais do Instagram sem muito esforço!
O que são golpes virtuais do Instagram?
Os golpes virtuais do Instagram são golpes que usam dos recursos da rede social com má fé, ou seja, na intenção de prejudicar ou causar prejuízos aos demais usuários.
Muitas vezes, os criminosos criam páginas para lojas que não existem, perfis falsos para atrair usuários e compartilham links com phishing ou para lojas virtuais que se utilizam das promoções de grandes redes de varejo, como Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiza, etc.
3 golpes virtuais do Instagram mais comuns e como evitá-los
Os golpes virtuais do Instagram são práticas comuns onde os criminosos se aproveitam da falta de conhecimento de outros usuários para aplicar diferentes tipos de golpes.
Por se tratar de uma falha ética, o Instagram não é responsabilizado pelas escolhas dos usuários. Portanto, você deve estar atento sempre, caso contrário a responsabilidade cai somente ao desafortunado!
1. Golpe da conta fake
Um dos golpes mais comuns do Instagram, o golpe da conta fake é bastante simples. Nele, um usuário cria uma conta com fotos e vídeos de outro usuário, e passa a compartilhar conteúdos como se fosse uma pessoa real.
Conforme os números de seguidores cresce, o perfil falso passa a entrar em contato com outros usuários e compartilhar links maliciosos ou trocar mensagens íntimas para que futuramente seja usada como motivo de extorsão.
Para evitar este golpe, é sempre recomendado seguir usuários conhecidos ou verificados pelo Instagram.
2. Golpe da loja virtual
Atualmente, o Instagram possui o recurso de loja virtual, mas para isso é necessário um site integrado à plataforma. Porém, as responsabilidades dos negócios realizados são do próprio usuário.
Esse tipo de golpe funciona como uma loja virtual normal, mas não há envio do produto prometido. Muitas vezes, esses golpes são aplicados por perfis menores que apresentam roupas, eletrônicos e outros produtos com preços muito baixos.
Aqui, você precisa dar preferência para lojas virtuais com selo de verificação. Outra forma de evitar situações é buscar a loja no Google e buscar avaliações negativas.
3. Golpe do conteúdo malicioso
Os golpes virtuais do Instagram também incluem o Phishing, tática de engenharia social que busca ter acesso às informações sigilosas dos usuários. Neste golpe, os criminosos enviam e-mails e links com caráter de urgência, e pedem informações pessoais.
Felizmente, você evita este golpe com esforço mínimo. Para isso, apenas não clique em usuários pouco confiáveis. Feito isso, dificilmente você terá problemas!
Esperamos ter o auxiliado a ficar mais seguro e precavido com este artigo, confira mais de nossas produções em nosso Blog.
Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com
cibersegurança, dinämico, golpes virtuais, golpes virtuais do instagram, instagram, proteção, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, untangle