Skip to main content

5 melhores dicas de segurança de app de banco digital

Ter um app de banco digital é algo bastante cômodo. Com a promessa de desburocratizar os tantos compromissos nas agências físicas, esses bancos totalmente remotos entregam serviços pela tela do celular e muitas vezes você não tem nenhum tipo de preocupação. Ao menos não tinha até agora.

Atualmente, a facilidade com esses apps é tanta que muitos criminosos tem aproveitado os furtos de celular e aplicado golpes, como empréstimos, transferências bancárias e outros serviços financeiros que podem ser feitos em poucos toques na tela do celular.

Tanto que recentemente o usuário do Twitter “VanDep” narrou um golpe que circulou pelas redes sociais e acumulou mais de 150 mil curtidas devido às fragilidades apontadas nos bancos digitais.

Com isso em mente, a Untangle Brasil decidiu listar as 5 dicas de segurança para uso de um app de banco digital e assim ajudar você a evitar qualquer tipo de dor de cabeça!

5 dicas de segurança para um app de banco digital

Seja Nubank, C6, Inter, entre tantos outros, os apps de banco digital oferecem tanta facilidade que às vezes podem colocar em risco os valores mantidos na conta. Justamente por isso, é fundamental limitar ou ao menos personalizar o seu dispositivo móvel.

Indo além disso, você também verá nas dicas abaixo que há cuidados que devem ser tomados por você, mas não são seguidos com tanta frequência pelos clientes de um app de banco digital. Muitas vezes, isso acontece por causa da falta de conhecimento!

Sendo assim, veja abaixo as 5 dicas de segurança para um app de banco digital a seguir:

1. Use um e-mail exclusivo para backup

O primeiro passo é ter um e-mail exclusivo para a função de backup do seu banco, como no caso do Nubank. Geralmente, os usuários utilizam e-mails normais que ficam logados no aparelho.

Por isso, os bandidos conseguem recuperar senhas e até mesmo trocá-las, afinal o e-mail de recuperação está no próprio aparelho celular.

2. Tente bloquear o aparelho

Tanto no iOS quanto no Android é possível buscar, localizar e bloquear o aparelho. No pior dos casos, você apagá-lo remotamente e tirar qualquer informação pessoal de fácil acesso.

No caso do iOS, você deve ir ao iCloud e buscar pelo “acesso remoto”, enquanto no Android é preciso ir em Minha Conta no seu gmail e buscar pela opção “limpar dispositivo”.

3. Utilize o SAC

Todo app de banco digital possui SAC e você pode usá-lo para pedir o bloqueio da sua conta e comunicar o extravio do celular e dos cartões.

4. Anote o número do IMEI

O IMEI é um código que todo aparelho de celular possui e serve para rastreá-lo. Portanto, ao tê-lo anotado, você pode solicitar o bloqueio do dispositivo a qualquer momento, bem como o desbloqueio caso você volte a encontrar o celular.

O número de IMEI fica na caixa do celular, geralmente na parte interna. Com o celular em mãos, você pode encontrar o número de IMEI na parte interna, onde você precisa inserir o cartão de memória ou a bateria.

5. Acompanhe o seu e-mail

É recomendado acompanhar todas as suas contas de e-mail. Muitas vezes, os assaltantes tentam sem sucesso criar contas em plataformas de pagamento online, especialmente o MercadoPago e o PicPay. E, a partir disso, eles usam dados do aparelho e o cartão virtual para efetuar compras.

Caso acompanhe as notificações por e-mail, você pode ligar e solicitar tanto o bloqueio das compras quanto cancelamentos, evitando qualquer tipo de dor de cabeça.

Esperamos ter o auxiliado a ficar mais seguro e precavido com este artigo, confira mais de nossas produções em nosso Blog.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

app de banco digital, banco digital, cibersegurança, dinämico, proteção, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, untangle