O que é e para que servem os certificados SSL!
O certificado SSL tornou-se um sinônimo de segurança na internet. Através dele é possível garantir que os dados entre o navegador e o servidor de um site ocorram de maneira segura e sem interferências.
Isso aumenta a segurança na internet, sobretudo nas transações realizadas por milhares de empresas em todo o mundo. No entanto, apesar da sua importância ainda é possível encontrar sites que não investem nesse certificado.
Isso aumenta a segurança na internet, sobretudo nas transações realizadas por milhares de empresas em todo o mundo. No entanto, apesar da sua importância ainda é possível encontrar sites que não investem nesse certificado. Conheça!
O que é um certificado SSL?
Criado em 1994, o certificado SSL (do inglês “Security Socker Layer) é usado mundialmente para criptografar informações entre o servidor de um site e o navegador que acessando-o.
Essa certificação garante que todos os dados transmitidos são seguros e sigilosos. Milhares de empresas o utilizam hoje em dia.
Então, ela impede que criminosos ou pessoas mal intencionadas acessem as informações que são trocadas entre essas duas partes. Essa certificação é mais utilizada por sites que solicitam informações sensíveis como e-commerces ou bancos online. Porém, qualquer um pode adotá-lo e é cada vez mais indicado que isso seja feito.
Para que os dados se tornem sigilosos e seguros, a certificação utiliza um sistema de criptografia. Assim, ela embaralha todas as informações que são trocadas, impossibilitando a leitura e o uso desse conteúdo.
Ao acessar um site, busque por um cadeado verde ao lado do endereço. Ele indicará a certificação. Nem todas as páginas possuem o cadeado, apenas aquelas em informações sensíveis são compartilhadas, como login ou pagamentos.
Saiba mais sobre o certificado SSL e sua importância aqui!
Tipos de certificados SSL
Para entender qual a melhor escolha para o seu negócio, veja quais os tipos diferentes de validação que existem.
Por domínio
A certificação mais conhecida, de nível básico de segurança. Ela serve para garantir a autenticidade do domínio de um site. A criptografia é mais simples e o custo costuma ser mais acessível, com alguns serviços até fornecendo-o gratuitamente. É indicado para sites menores e blogs pessoais. A ativação demora cerca de 30 minutos e o processo é todo feito por e-mail. Essa validação também pode ser feita através de um arquivo dentro do site.
Por organização
Esse é um nível super de confiança. Possui esse nome pois além da validação por domínio, também valida a organização por trás do site, necessitando mais dados antes da ativação. Ele garante a criptografia e fornece informações sobre a empresa portadora do endereço (como CNPJ, telefone, nome fantasia). É indicado para empresas e e-commerces. A emissão leva aproximadamente dois dias e a ativação é feita através do telefone.
Estendida
A validação que oferece o maior nível de segurança e confiança. Antes da emissão, é feito uma pesquisa profunda sobre a empresa e os serviços prestados. Também é necessário enviar documentos físicos da organização, levando cerca de cinco dias para a emissão do certificado. A ativação também é feita pelo telefone. É indicado para grandes companhias como bancos e e-commerces maiores, por ser o mais caro de todos. Mas pode ser usado por qualquer site. Esse tipo deixa a barra de endereço toda verde, além de exibir o nome da empresa.
E você? Utiliza certificados SSL em seus sites? Compartilhe com a gente!