O que é SSL e por que é tão importante?

Um dos maiores aliados da segurança digital é o certificado SSL que, quando aplicado, aumenta consideravelmente a proteção do site, seja para a empresa em si ou os usuários que navegam nele.

Essa medida de proteção não necessariamente precisa ser aplicada por um especialista em TI. Pelo contrário, dada a importância do certificado, hoje os próprios hosts liberam e às vezes até implementam o certificado no site.

Ainda assim, poucas empresas conhecem e entendem a real importância do certificado SSL. Justamente por isso, hoje o Untangle Brasil traz este conteúdo e explica definitivamente a importância desta medida de segurança!

O que é o certificado SSL?

A sigla SSL significa Secure Socket Layer ou Camada de Soquete Segura em tradução livre e trata-se de uma medida de segurança para domínios disponíveis na internet.

Uma vez aplicado no site, o certificado eleva a qualidade da criptografia no processo de comunicação entre usuário e host, servidor responsável pelo armazenamento das informações do site.

Com esse aprimoramento na segurança, a empresa e o usuário ficam mais seguros e protegidos em caso de interferências de terceiros.

Inclusive, como o próprio nome sugere, o certificado SSL cria uma nova camada no site com o único propósito de dar mais segurança. Isso justifica o uso de secure e layer.

Por que o certificado SSL é importante?

O certificado SSL é importante para qualquer empresa porque aprimora a segurança do site e reforça pontos cruciais do sistema.

Entre todos os pontos, vale destacar alguns que são mais específicos.

Por exemplo, esta ferramenta melhora a privacidade do site em questão. Isso acontece porque os dados e informações transmitidos passam a ser enviados por essa camada extra segura, seja do lado do usuário ou da própria empresa.

Outro ponto positivo está relacionado à integridade dos dados. Conforme você viu mais acima, os dados dificilmente sofrem interferências de terceiros, ou seja, eles ficam mais íntegros em termos de modificações.

Isso acontece porque as informações são enviadas em uma camada extra e desta forma não ficam facilmente visíveis aos hackers.

Por fim, vale destacar também a credibilidade extra ao site. Atualmente, os próprios navegadores mostram quando o site conta com certificado SSL.

Geralmente, sites que possuem esta validação de segurança contam com um cadeado verde ao lado esquerdo do endereço web. Essa pequena e importante medida resulta em mais confiança por parte dos usuários.

Como reconhecer um SSL realmente seguro?

Há três formas para reconhecer um SSL aplicado, porém apenas uma maneira garante que não há falhas na implementação deste certificado de segurança.

O primeiro modo é o mais simples e você viu um pouco mais acima deste artigo: ver um cadeado ao lado esquerdo do domínio.

Sites que não têm o SSL aplicado não mostram o cadeado, pelo contrário, o próprio navegador avisa que a conexão não é segura e exibe um cadeado com risco vermelho.

A outra maneira também é bem simples e rápida. Domínios com este certificado começam com HTTPS. Quando o certificado não está implementado, o domínio começa com HTTP.

Essas duas dicas são bem práticas, porém não garantem uma inspeção 100% segura.

Felizmente, há alternativas para realizar uma inspeção SSL muito mais segura através do firewall Untangle.

O Untangle é um antivírus multiserviços que reúne dezenas de possibilidades com finalidade de deixar um ambiente digital realmente seguro no seu negócio.

Entre as muitas possibilidades, há um inspetor SSL responsável por determinar se um site realmente é seguro ou não.

Então, caso você queira ter certeza em relação ao certificado SSL, baixe o Untangle e implemente no seu negócio.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

E-book 10 ferramentas SSL

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

cibersegurança, controle de largura de banda, dinämico, documentos maliciosos, empresas, Lei de Proteção de Dados, proteção, segmentar acesso, segurança, segurança da informação, segurança empresarial, ssl, untangle


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - 2021 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br

 

Agencia de Crescimento