O que utilizar como filtros de conteúdo web em 2020?

A Internet atualmente move o mundo, se popularizou entre as pessoas, e virou a principal forma de comunicação, entretenimento e informação da atualidade, e a tendência é que essa globalização se torne maior a cada dia, com as novas tecnologias.

A partir desse crescimento, é necessário a aplicação de filtros para restringir o acesso à conteúdos que não sejam apropriados para um determinado grupo de usuários, e com isso, surge a necessidade do uso de filtro de conteúdo.

Entenda o que é um filtro de conteúdo

O filtro de conteúdo é conhecido como software de controle de conteúdo, que é utilizado na restrição de sites que um grupo de usuários não pode acessar no computador.

Os filtros de tipos de conteúdo podem funcionar da seguinte forma:

  • Lista branca: permite o acesso aos sites que foram especificados pelo responsável pelo filtro;
  • Lista negra: restringe o acesso aos sites que não desejáveis, de acordo com os padrões que foram definidos no filtro de conteúdo.

Os softwares de filtros de tipo de conteúdo fazem uma análise da URL do site que está sendo requisitado e fazem uma busca pelas palavras-chave que estão restritas no conteúdo, para então decidir se a conexão pode ser permitida ou bloqueada.

Os filtros de conteúdo são instalados em uma extensão do navegador, como se fosse um software autônomo ou como uma parte de uma solução de um software de segurança, mas eles também podem ser instalados na rede, através do ISP ou pela empresa responsável, para restringir diversos acessos à Internet de forma simultânea.

Existem alguns mecanismos nos filtros de pesquisa que também apresentam algumas opções de filtragem menos específicas para remover algumas páginas que podem ser indesejadas nos resultados de pesquisas.

Quais são as categorias possíveis para os filtros de conteúdos web?

Existe uma série de filtros que podem ser utilizados para o controle de conteúdo web, mas pode ser que seja necessário a adaptação de um filtro para atender às necessidades mais específicas em relação a um determinado usuário ou de um grupo de usuários.

Controle por usuários ou por grupos

Uma das possibilidades para criação de filtros de conteúdos na web é através de grupos ou de usuários específicos, dependendo da quantidade de pessoas que acessem a rede, permite um dinamismo muito maior, e ainda permite a criação de uma política interna aderente às propostas da empresa.

Através dessa facilidade, é possível determinar quais grupos terão acessos à determinados conteúdos, que outros não podem visualizar, de acordo com a política de acesso da empresa, e ainda permite exceções de usuários ou de grupos que necessitam de acessos específicos.

Controle por horários

Através do filtro de conteúdo por horário era possível permitir uma flexibilização nos acessos, de forma que fosse possível minimizar a rigidez das políticas de segurança, através desse recurso, os usuários poderiam utilizar cotas diárias de acesso para alguma finalidade, ou horários em que o acesso à determinados sites serão permitidos.

Controle por categorias

Já o controle por categorias possibilita a construção de uma política muito mais aderente do que os métodos mais tradicionais, como a construção de listas com sites criadas a partir do nada, onde as políticas normalmente eram mais permissivas, mas com bom nível de controle, impedindo o acesso à conteúdos com potencial malicioso.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Baixe o E-book 10 ferramentas SSL
Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

ciberataques, cibersegurança, controle de conteudo, filtros de conteudo, firewall, ISP, lista branca, lista negra, ng firewall, phishing, phishing attack, proteção, segurança, segurança da informação, segurança empresarial, untangle, URL


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - 2020 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento