Diferenças entre Tunnel e Open VPN

Uma VPN ou rede privada virtual é um túnel seguro entre o seu dispositivo e a Internet. Le VPN protege seu tráfego privado da web contra interferência, espionagem e censura. Seu endereço IP está oculto e seus dados são criptografados.

Mesmo seu provedor de serviços de Internet não pode acessar seus dados de navegação. Também pode atuar como um servidor proxy, o que permite ocultar ou alterar sua localização e navegar na web anonimamente, onde quer que esteja.

O que é OpenVPN?

OpenVPN é um protocolo e software VPN que usa técnicas VPN para proteger conexões ponto a ponto e site a site. Atualmente, é um dos protocolos VPN mais populares entre os usuários VPN.

Programado por James Yonan e lançado em 2001, o OpenVPN é um dos únicos protocolos VPN de código aberto que também possui seu próprio aplicativo de código aberto (SoftEther sendo o outro).

Como funciona

O protocolo OpenVPN é responsável pelo gerenciamento das comunicações cliente-servidor. Basicamente, ajuda a estabelecer um “túnel” seguro entre o cliente VPN e o servidor VPN .

Quando o OpenVPN lida com criptografia e autenticação, ele usa a biblioteca OpenSSL amplamente. Além disso, o OpenVPN pode usar o protocolo UDP (User Datagram Protocol) ou TCP (Transmission Control Protocol) para transmitir dados.

Se você não estiver familiarizado com TCP e UDP, esses são protocolos da camada de transporte e são usados para transmitir dados online. O TCP é mais estável, pois oferece funções de correção de erros (quando um pacote de rede é enviado, o TCP aguarda uma confirmação antes de enviá-lo novamente ou enviar um novo pacote). O UDP não executa correção de erros, o que o torna um pouco menos estável, mas muito mais rápido.

O OpenVPN funciona melhor em UDP (de acordo com OpenVPN.net), e é por isso que o OpenVPN Access Server tenta primeiro estabelecer conexões UDP. Se essas conexões falharem, somente então o servidor tentará estabelecer conexões TCP. A maioria dos provedores de VPN também oferece OpenVPN sobre UDP por padrão.

Devido à forma como está programado (é um protocolo de segurança personalizado), o protocolo OpenVPN pode facilmente contornar HTTP e NAT.

Ao contrário da maioria dos protocolos VPN, o OpenVPN é de código aberto. Isso significa que seu código não pertence a uma única entidade e que terceiros podem sempre inspecioná-lo e melhorá-lo continuamente.

Tunnel e Open VPN

Tunnel

Um túnel VPN (geralmente conhecido simplesmente como VPN ou rede privada virtual) é uma conexão criptografada entre seu computador ou dispositivo móvel e a Internet. Sabendo que sua conexão está criptografada, ninguém consegue interceptar, monitorar ou modificar suas comunicações. 

Todos os seus dados passam por um túnel VPN que ninguém pode assistir. Isso protege sua navegação, conversas e todo o tráfego de olhares indiscretos, seja seu provedor de Internet, o governo ou pessoas tentando monitorar sua atividade em um Wi-Fi público gratuito.

Um túnel VPN não apenas protege seus dados de interceptação, mas também oculta seu endereço IP, que de outra forma poderia ser usado para identificá-lo enquanto navega na web. Em vez de sua localização real, os sites que você visita verão apenas a localização do servidor VPN ao qual você está conectado.

É assim que um túnel VPN permite que você contorne a censura imposta à sua rede local e a censura imposta pela rede local do site que você está visitando.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Baixe o E-book 10 ferramentas SSL
Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

ciberataques, cibersegurança, firewall, ng firewall, Open, OpenSSL, OpenVpn, phishing, phishing attack, proteção, segurança, segurança da informação, segurança empresarial, TCP, Tunnel, UDP, untangle, VPN, VpnTunnel


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - 2020 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento