Investir segurança

Por que sua empresa deve investir em segurança da informação?

Você já imaginou os prejuízos que a sua empresa teria caso ela sofresse um ciberataque? As atividades e processos seriam completamente paralisados, os dados necessários para a realização dos trabalhos seriam roubados e as informações que geram vantagens competitivas para o negócio seriam vendidas pelos cibercriminosos. Tudo isto geraria enormes prejuízos, que certamente colocariam a sua empresa para fora do mercado.

E não pense que este cenário não pode se concretizar, de fato, na sua organização, simplesmente pelo fato dela ser uma startup ou PME. Os cibercriminos atacam não só as grandes companhias, como também as pequenas, principalmente pelo fato de seus gestores não se importarem tanto com a segurança da informação ou considerarem o investimento em soluções um ‘gasto’ desnecessário, que não gerará valor algum para o negócio.

No post de hoje, listamos algumas razões pelas quais sua empresa deve investir em soluções de segurança, independentemente de seu porte ou setor em que ela atua. Veja:

3 razões para sua empresa investir em segurança da informação

1. Os cibercrimes estão ficando cada vez mais sofisticados

A cada dia que passa, as ameaças (Vírus, Worms, Trojans, RootKits, Botnets, entre muitas outras) ganham novas versões. E os ataques, por sua vez, ficam mais sofisticados. E considerando o fato de que os cibercriminosos brasileiros aplicam golpes muito mais sofisticados do que os russos, chineses e europeus, aquelas empresas que ainda não possuem qualquer solução de segurança estão correndo um grande risco.

Vamos supor que o seu negócio permite que sua equipe utilize dispositivos móveis para realizar suas atividades. Se um funcionário baixar um vírus sofisticado sem saber, e conectar seu dispositivo à rede corporativa, a ameaça se espalhará rapidamente por todo o ambiente da empresa – caso ela não tenha uma solução de segurança. E este único vírus, baixado sem o conhecimento desse funcionário, acabará causando danos irreparáveis ao seu negócio.

2. Os clientes estão ficando mais exigentes com relação à segurança

Devido às constantes notícias de ataques relatadas pela mídia, cada vez mais consumidores de produtos ou serviços questionam a forma como as empresas cuidam de seus dados. Aquelas organizações que não mostram a sua preocupação em relação à segurança das informações sigilosas de seus clientes, nem tampouco adotam políticas e ferramentas adequadas, certamente perdem vantagens competitivas no mercado.

3. Os prejuízos gerados podem pôr o seu negócio para fora do mercado

Conforme vimos no começo desse post, os prejuízos que um ciberataque pode gerar para o seu negócio são vários. E estes prejuízos, inevitavelmente, levam à perdas financeiras bastante elevadas, resultadas principalmente pela paralisação das atividades e pela perda total dos dados, sistemas e computadores. Se a sua empresa não possui uma reserva financeira considerável, então ela certamente será posta para fora do mercado logo após sofrer um ataque.

Quais ferramentas de segurança adotar?

Hoje, existem muitas ferramentas de segurança eficazes que estão disponíveis para todas as empresas, inclusive para as PMEs e startups. São firewalls, filtros Web, portais cativos, bloqueadores de vírus, pishing e spam, OpenVPNs, IPsecVPNs e controladores de aplicações que, juntos, constroem uma forte barreira capaz de proteger o ambiente corporativo da maioria das ameaças existentes nas atualidade.

Mas é importante lembrarmos que, para realmente protegerem o ambiente, essas ferramentas precisam agir em conjunto com planos de ação e medidas preventivas, que devem ser implementadas pelos gestores e seguidas por todos os colaboradores da empresa. Além disso, todos os membros da equipe precisam ser educados em relação ao correto e adequado uso da internet.

Somente assim os sistemas responsáveis por processar, distribuir e armazenar as informações corporativas estarão devidamente protegidos contra o comprometimento da integridade, a quebra da confidencialidade e a indisponibilidade de acesso. E a empresa, por sua vez, não estará correndo o risco de seu incluída nas estatísticas anuais sobre os prejuízos gerados pela negligência das organizações em relação à segurança da informação.

E então, está convencido de que a sua empresa precisa investir em segurança da informação? Agora aproveite para conhecer as soluções da Untangle ou escrever as suas dúvidas ou experiências no campo de comentários abaixo!

Etiquetas:

Fale conosco:

Assessoria Completa

Desde 2000 no mercado, a Linux Solutions hoje é referência na implantação, treinamento, manutenção e suporte das melhores soluções baseadas em software livre.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento