Banda da Internet

Por que toda empresa precisa controlar a banda de sua rede?

Já é comum o fato de os administradores de redes corporativas receberem queixas constantes dos funcionários relacionadas à baixa velocidade da internet. Atividades ligadas ao trabalho que poderiam ser realizadas em poucos segundos, como acessar um portal de notícias, fazer o download de um pequeno arquivo ou enviar um documento por e-mail, acabam demorando bastante e afetando a produtividade do time como um todo.

Isto geralmente acontece porque alguns usuários da rede estão consumindo boa parte da banda com atividades que não dizem respeito aos interesses da empresa, como assistir vídeos, acessar redes sociais e jogar games online, por exemplo. E como a organização não possui uma política clara sobre o uso da internet, a largura de banda acaba sendo disputada sem qualquer critério pelos funcionários.

A seguir, veja exatamente porquê a sua empresa deve gerenciar a banda de sua rede e o que fazer para controlá-la de forma eficaz. Acompanhe:

Por que controlar a largura de banda da rede, afinal?

Em muitas empresas, os administradores de rede ou os responsáveis pela área de TI não dão atenção ao gerenciamento da largura de banda. Quando percebem que a velocidade da internet está lenta, eles simplesmente contatam o fornecedor e solicitam o aumento de banda, mesmo sem saber os fatores que estão levando a rede a ter seu desempenho reduzido. Mas os especialistas recomendam que esta atitude não seja tomada.

Isso porque, quando a banda é aumentada, a empresa acaba tendo que pagar mais pela internet. E se considerarmos o fato de que a redução da velocidade da internet é resultado de atividades que não dizem respeito aos interesses da empresa, ela estará, na verdade, perdendo valiosos recursos financeiros ao contratar uma banda maior que não é necessária para a realização de suas atividades e processos.

E ao aumentarem a banda, os administradores também acabam estimulando o uso da rede corporativa para fins recreativos e permitindo que os usuários acessem redes sociais e jogos online com muito mais velocidade. E isto, inevitavelmente, impactará na produtividade, tanto dos colaboradores que utilizam a rede para atividades recreativas, como dos que a usam para desempenhar atividades relacionadas ao trabalho.

Portando, é fundamental que os administrares da rede possuam mecanismos para priorizar a banda, limitar o tráfego recreativo e, principalmente, assegurar o uso racional da internet no ambiente empresarial. Somente assim eles conseguirão fazer com que a velocidade da internet não seja reduzida e a produtividade das equipes não seja afetada, sem a necessidades de desperdiçar recursos com o aumento da banda.

O que fazer para gerenciar o tráfego da rede corporativa?

Até alguns anos atrás, o controle de tráfego nas empresas consistia em bloquear o conteúdo de um site com base em sua URL. Mas a internet evoluiu, assim como todos os sites e aplicações acessadas pelos funcionários. Hoje, o que os administradores de rede precisam é de um Filtro Web capaz de ajudá-los a eliminar o tráfego de internet que não diz respeito aos interesses do negócio de forma rápida e eficaz.

Com essa ferramenta, eles conseguem visualizar todos os sites que estão sendo acessados, bloquear o acesso aos usuários que ignoram a filtragem e assegurar que as políticas estão sendo cumpridas por todos da empresa. Os administradores também podem adotar outras soluções que os ajudem a liberar o uso da internet para fins recreativos em certos horários do dia ou para priorizar a banda para determinados departamentos.

É importante lembrarmos que, nas empresas, boa parte dos usuários que usam a internet para fins recreativos não têm conhecimento dos prejuízos que esta atitude pode gerar para o negócio. Por isso, é importante que os administradores de rede, juntamente com os gestores do departamento de TI, elaborem campanhas e promovam treinamentos voltados para a educação dos colaboradores quanto ao uso da rede corporativa.

Viu só o quão importante é o gerenciamento da banda de rede? Se tiver ficado com alguma dúvida sobre esse assunto ou quiser compartilhar suas experiências conosco, aproveite o campo de comentários abaixo! Aproveite para conhecer as soluções da Untangle para segurança de redes empresariais!

Etiquetas:

Fale conosco:

Assessoria Completa

Desde 2000 no mercado, a Linux Solutions hoje é referência na implantação, treinamento, manutenção e suporte das melhores soluções baseadas em software livre.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento