Papel Segurança

Qual o papel da segurança da informação dentro das empresas

A segurança da informação é cada vez mais importante no âmbito empresarial. Ela pode ser responsável tanto pelo sucesso quanto pelo fracasso de seu negócio.

Lidar com responsabilidade com os dados dos clientes nunca foi tão imprescindível quanto atualmente. Saiba mais sobre esse tema nesse artigo!

Segurança da informação na gestão empresarial

A segurança da informação é de extrema importância na gestão empresarial. Isso ocorre porque, com os avanços das tecnologias, cresce também o número de ameaças.

Os dados que você possui são os grandes responsáveis pelo avanço do seu negócio. Então, imagine ter esses arquivos comprometidos ou até mesmo roubados? Existem muitos casos de companhias que tiveram suas informações sequestradas, com os líderes tendo que pagar milhares para obtê-las de volta.

Ao gerenciar sua empresa, é preciso cobrir todos os riscos, evitando surpresas e eventuais prejuízos. Isso, pode afetar a sua reputação e fazer com que os clientes apenas procurem outros profissionais. Não dá para “esperar pelo melhor”, achando que a sua rede não será alvo de ataques e falhas no sistema. É aí que entra esse tema tão importante e tão ignorado pela diretoria de muitos negócios: a segurança da informação.

Ao gerenciar sua empresa, é preciso cobrir todos os riscos, evitando surpresas e eventuais prejuízos. Isso, pode afetar a sua reputação e fazer com que os clientes apenas procurem outros profissionais. Não dá para “esperar pelo melhor”, achando que a sua rede não será alvo de ataques e falhas no sistema.

Quais são as principais ameaças?

Mas afinal de contas, quais são as principais ameaças aos dados e sistemas da sua empresa? Então, vamos conhecer os principais.

Malwares: Os malwares infectam os computadores através de softwares e arquivos executáveis em geral. Assim, eles podem tanto prejudicar os dados (podendo corrompê-los) como os dispositivos. O cavalo de tróia talvez seja o mais famoso deles.

Vulnerabilidades: Os criminosos buscam falhas na proteção para invadir e acessar informações. Isso devido a falta de atualizações, redes não protegidas e falta de proteção adequada.

Phishing: Você provavelmente já recebeu algum email falso se passando por um banco e pedindo para clicar em algum link, certo? Então, esse é o famoso phishing, uma técnica muito usada na internet. Com o avanço da tecnologias, as técnicas estão cada vez mais elaboradas. Sobretudo, com o uso de informações específicas sobre cada usuário, para aumentar a credibilidade da tentativa de invasão.

Como proteger os dados do meu negócio?

Implantar a segurança da informação na sua empresa tem como objetivo evitar ou dificultar que ela seja atacada por criminosos. Existem diversas medidas que devem ser tomadas, a seguir vamos conhecer algumas. O indicado é que você tenha um profissional de confiança na área de TI. Ele irá definir estratégias focadas em seu nicho, priorizando a conscientização dos funcionários a respeito do tema.

Backups: Com certeza você já leu por aí sobre a importância de backups, tanto pessoalmente quanto empresarialmente. Então, muitas vezes deixamos para depois, até que perdemos tudo e o estrago já está feito. Com a popularidade de serviços de nuvem, ficou mais rápido, fácil e praticar realizar backups diários. Agora não tem mais desculpa! Dependendo da sua área de atuação, também vale reforçar a atividade em armazenamentos físicos, como HDs externos. Assim, caso seja necessário, use criptografia para aumentar a proteção a esses arquivos.

Atualizações: Mantenha os softwares atualizados, incluindo o antivírus. Logo, as atualizações corrigem possíveis vulnerabilidades e falhas, evitando invasões.

Senhas: Troque as senhas a cada 90 dias e não utilize números que tenham a ver com a sua vida pessoal, assim como datas de aniversário. É importante que os seus funcionários não compartilhem esses dados também.

E você como cuida da segurança da informação dentro da sua empresa e negócio? Conte nos comentários!

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Baixe o Untangle

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Últimos posts por Paulo Henrique Baptista de Oliveira (exibir todos)

papel


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2019 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento

Open chat