
Que prejuízos um ciberataque pode gerar para uma empresa?
Nos últimos anos, a demanda por ‘seguro cibernético’ tem crescido drasticamente. Só em 2014, seguradoras de várias partes do mundo arrecadaram algo em torno de US $ 2,5 bilhões somente em prêmios de seguros contra perdas financeiras resultadas de ciberataques. Isso está acontecendo porque, a cada dia que passa, mais empresas ficam preocupadas em relação à segurança de seus dados e sistemas corporativos.
E considerando o fato de que o cibercrime é um ‘mercado’ em constante crescimento, cujos riscos são baixos e o retorno para quem investe é bastante alto, os gestores não podem deixar seu ambiente empresarial exposto às ameaças criadas pelos cibercriminosos. Com base em uma pesquisa realizada pela Oxford Economics, listaremos no post de hoje os principais prejuízos que um ciberataque pode gerar para uma empresa. Confira:
Os 6 principais prejuízos gerados pelos ciberataques
1. Interrupção das operações cotidianas
Quando a rede e o ambiente corporativo de uma empresa é comprometido por causa de uma ameaça, todas as suas operações cotidianas são paralisadas. Alguns tipos de ameaça, como o ransomware, bloqueiam o acesso aos computadores e não liberam o acesso à eles até os responsáveis pela empresa pagarem a quantia solicitada pelos cibercriminosos – algo que os especialistas em segurança recomendam que eles não façam.
2. Danos à infraestrutura de TI
O principal alvo das ameaças é a infraestrutura de TI (computadores, data centers, banco de dados, etc) da empresa. Logo após infectarem um computador, elas procuram uma forma de se disseminar por toda a rede empresarial. Só quando assumem o controle total da infraestrutura é que as ameaças paralisam todas as operações. Depois do ciberataque, dificilmente a empresa conseguirá recuperar totalmente a sua infraestrutura.
3. Redução da produtividade da equipe
Enquanto a infraestrutura de TI está comprometida, as atividades e processos da empresa permanecem paralisadas, tornando a força de trabalho improdutiva. E com um baixo rendimento, a equipe não gera valor para a empresa, nem contribui para o seu sucesso no mercado. Isto sem contar que, enquanto os colaboradores permanecem improdutivos, a organização ainda precisa arcar com suas remunerações, mesmo sem haver trabalho.
4. Danos à reputação ou valor da marca
Quando uma empresa sofre um ciberataque, ela acaba passando para os seus clientes e para o mercado uma imagem de total despreparo. Isto acaba, inevitavelmente, impactando a sua reputação no mercado, assim como o seu valor de mercado – se for uma organização de capital aberto. Além disso, ela corre o risco de perder seus clientes atuais e pagar-lhes altas indenizações e de afugentar futuros consumidores de seus produtos ou serviços.
5. Perda de competitividade no mercado
Organizações vítimas de ciberataques também acabam perdendo, além de dados empresariais, informações altamente restritas que lhes garantem vantagens competitivas no mercado. Os cibercriminosos que têm acesso à esse ‘capital intelectual’ podem vendê-lo para outras empresas ou profissionais, fazendo com que as organizações vítimas percam as suas vantagens que lhes garantem uma posição de destaque no mercado.
6. Despesas de recuperação após o ataque
Levará um tempo até a empresa se recuperar totalmente do ciberataque e dar continuidade às suas operações no mercado. Isso porque ela provavelmente terá que adquirir uma nova infraestrutura de TI e pagar as indenizações e multas decorrentes de leis governamentais relacionadas à perda de dados. Se a empresa não tiver uma apólice de seguro, ou recursos financeiros em caixa, então ela certamente será ‘lançada para fora do mercado’.
Conclusão
A melhor forma da empresa se proteger contra um ciberataque e minimizar as chances de sofrer com todos os prejuízos listados anteriormente é recorrendo ao uso de ferramentas de segurança modernas e confiáveis. Somente com essas soluções é que os gestores poderão ‘blindar’ o ambiente empresarial, proteger sua infraestrutura e seu capital intelectual e dar uma maior confiança aos consumidores de seus produtos ou serviços.