Portal Cativo

Portal Cativo: por que a sua empresa precisa de um?

Ao longo das últimas décadas, tivemos a oportunidade de acompanhar a evolução da internet, desde o surgimento da conexão discada até a chegada da tecnologia banda larga. Esta última não só aumentou a velocidade das conexões, como também revolucionou o modo como as empresas navegam na internet. Hoje, chega até a ser raro encontrarmos um ambiente corporativo que não possua banda larga Wi-Fi (Wireless Fidelity).

Isso porque ela proporciona comodidade, praticidade e uma experiência de navegação muito melhor para os usuários do que as antigas tecnologias. Mas para permitirem o acesso, tanto de funcionários como de clientes à sua rede Wi-Fi, as empresas precisam seguir as exigências legais relacionadas à segurança na internet, estabelecidas pela Lei 12.965 – mais conhecida como Marco Civil da Internet.

No post de hoje, explicaremos como a implementação de um portal cativo ajudará a sua empresa a atender as exigências legais e seguir as boas práticas de segurança. Confira:

O que é portal cativo, afinal?

O portal cativo nada mais é do que uma ferramenta que controla automaticamente o ingresso de usuários em redes públicas e privadas. Com o portal cativo, os administradores da rede podem bloquear o acesso à Internet para os usuários até que eles completem um processo de identificação, em que eles devem fornecer dados como nome, e-mail ou registro de identidade, ou aceitar uma política de utilização.

Hoje, o portal cativo é mais utilizado em redes com acesso livre (lojas, clínicas, shoppings, aeroportos, supermercados) e redes corporativas. É importante lembrar que, nas empresas, o portal cativo deve agir em conjunto com outras ferramentas de segurança e gerenciamento de rede, para que seus recursos e operações sejam protegidos e a navegação dos usuários devidamente controlada.

Como ele funciona na prática?

No momento em que o usuário se conecta à rede, ou tenta acessar um site, a ferramenta automaticamente o direciona para uma página de identificação. Nesta página, o usuário terá que adicionar suas informações, como nome, e-mail, voucher, etc, e aceitar uma política de uso da internet. Depois de concluir o processo, ele terá o seu acesso liberado pelo portal cativo, e então poderá navegar pela internet.

Por quê toda empresa precisa implementá-lo?

Muitas empresas que disponibilizam internet aos seus clientes e funcionários não controlam os acessos, o que facilita as ações de usuários mal intencionados e aumenta as chances delas sofrerem um ciberataque. E mediante a ocorrência de alguma falha na segurança, a falta de registros dos usuários dificulta a detecção dos responsáveis pelo incidente e uma possível auditoria dos aparelhos que se conectaram à rede empresarial.

Ao implementar o portal cativo, a empresa acaba adicionando uma camada de segurança na sua rede corporativa, que servirá tanto para protegê-la contra ameaças de segurança internas e externas, como para facilitar futuras investigações caso ocorram incidentes. Além disso, ela estará seguindo as normas, orientações e procedimentos relacionados à segurança estabelecidos pela lei do Marco Civil da Internet.

Em resumo!

Diante das inúmeras ameaças de segurança que o ambiente corporativo está sujeito, o uso do portal cativo se mostra crucial para a empresa controlar os acessos à sua rede e garantir a proteção de seus usuários, como clientes e funcionários. Se combinado à outras ferramentas, o portal cativo pode adicionar ainda mais camadas de segurança na rede e proteger todo o ambiente corporativo da empresa.

E sua empresa, já conta com um portal cativo? Compartilhe suas experiências com essa ferramenta com a gente pelos comentários! E não se esqueça de escrever suas dúvidas ou entrar em contato conosco, para que possamos ajudá-lo. Aproveite para conhecer as soluções da Untangle voltadas para este fim ou deixar suas dúvidas sobre esse assunto no campo de comentários abaixo!

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

portal cativo


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Fale conosco:

Assessoria Completa

Desde 2000 no mercado, a Linux Solutions hoje é referência na implantação, treinamento, manutenção e suporte das melhores soluções baseadas em software livre.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento