Sequestro de sessão: o que é e como se prevenir?

O sequestro de sessão é um tipo de ataque hacker que ainda gera muita dor de cabeça entre os gestores de TI e dúvidas entre colaboradores mais leigos.

Atualmente, o mundo está hiperconectado e quase toda informação produzida por uma empresa no meio digital fica armazenada. Essas informações são conhecidas como cookies e ficam salvas no próprio navegador.

Neste tipo de ataque, o propósito do hacker é acessar a sessão do usuário e capturar todas as informações, como cadastros individuais e cartões de crédito. No caso de empresas, dados sobre contratos e sistemas também valem muito na mão dos cibercriminosos.

Para explicar mais sobre o sequestro de sessão, o Untangle Brasil preparou este conteúdo e apresenta todas as informações imprescindíveis deste ataque hacker!

O que é o sequestro de sessão?

Também conhecido como Session Hijacking, o sequestro de sessão é um ataque hacker que interfere na comunicação entre o usuário e o host de determinado site com o propósito de roubar informações.

Quando você acessa um site, o processo de comunicação entre usuário e host se inicia e dura poucos instantes. A partir disso, a tentativa de iniciar o ciberataque começa.

A esperança dos hackers é intermediar a comunicação entre o usuário e o host, permitindo-se assumir temporariamente alguns destes dois papéis, seja o usuário ou o próprio host.

Uma vez que ele assume o papel do usuário, o criminoso mantém os mesmos acessos ativos daquela sessão, ou seja, logins ativos em emails e sistemas passam a estar de fácil acesso ao hacker.

Por outro lado, quando a sessão hackeada é a do host, o hacker passa a armazenar temporariamente toda nova informação produzida.

Deste modo, um colaborador não envia um relatório à empresa, mas sim ao hacker responsável pelo sequestro de sessão.

Como se prevenir do sequestro de sessão?

Felizmente, é possível se prevenir do sequestro de sessão a partir de cuidados relacionados à infraestrutura digital do seu negócio.

Vale destacar que muitas das dicas a seguir podem ser implementadas com investimentos próximos de zero, afinal a forma de prevenção mais importante está no conhecimento do problema em si.

Veja três dicas que o Untangle Brasil separou para você se prevenir do sequestro de sessão:

1. Utilize certificado SSL

Atualmente, milhares de sites utilizam o certificado SSL com finalidade de trazer mais segurança entre a comunicação de usuários e sites.

O certificado SSL é muito fácil de ser instalado e, caso o seu site ainda não o utilize, para alguns minutos e implemente-o imediatamente!

2. Monitore os acessos

O sequestro de sessão dificilmente acontece sem antes alterar endereços de IP, ID da sessão ou até os registros originais dos cabeçalhos.

Justamente por isso, o monitoramento assíduo dos acessos é capaz de evitar o sucesso do Session Hijacking. Em alguns casos, o gestor de TI identifica o IP do hacker e chega ao endereço real do criminoso.

3. Tenha um antivírus completo

Atualmente, um bom antivírus está entre os principais protagonistas da segurança digital de qualquer empresa. Portanto, a escolha de um antivírus completo é algo fundamental para se proteger diante diversas ameaças, inclusive o sequestro de sessão.

O Untangle compila todos os serviços necessários para garantir um alto nível de segurança digital e traz vantagens exclusivas.

Ao contrário de outras opções, o Untangle é um firewall multiserviços de código aberto. Desta forma, ele traz atualizações definitivas com a colaboração da comunidade e torna o investimento necessário para implementá-lo próximo de zero!

Baixe o firewall Untanglee saiba mais sobre todas as suas muitas funções!

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

E-book 10 ferramentas SSL

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

ciberataques, dinämico, empresas, firewallNG, ng firewall, proteção, segmentar acesso, segurança, segurança da informação, segurança empresarial, sequestro de sessão, untangle, VPN


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - 2021 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br

 

Agencia de Crescimento