Sequestro de sessão: o que é e como se prevenir?
O sequestro de sessão é um tipo de ataque hacker que ainda gera muita dor de cabeça entre os gestores de TI e dúvidas entre colaboradores mais leigos.
Atualmente, o mundo está hiperconectado e quase toda informação produzida por uma empresa no meio digital fica armazenada. Essas informações são conhecidas como cookies e ficam salvas no próprio navegador.
Neste tipo de ataque, o propósito do hacker é acessar a sessão do usuário e capturar todas as informações, como cadastros individuais e cartões de crédito. No caso de empresas, dados sobre contratos e sistemas também valem muito na mão dos cibercriminosos.
Para explicar mais sobre o sequestro de sessão, o Untangle Brasil preparou este conteúdo e apresenta todas as informações imprescindíveis deste ataque hacker!
O que é o sequestro de sessão?
Também conhecido como Session Hijacking, o sequestro de sessão é um ataque hacker que interfere na comunicação entre o usuário e o host de determinado site com o propósito de roubar informações.
Quando você acessa um site, o processo de comunicação entre usuário e host se inicia e dura poucos instantes. A partir disso, a tentativa de iniciar o ciberataque começa.
A esperança dos hackers é intermediar a comunicação entre o usuário e o host, permitindo-se assumir temporariamente alguns destes dois papéis, seja o usuário ou o próprio host.
Uma vez que ele assume o papel do usuário, o criminoso mantém os mesmos acessos ativos daquela sessão, ou seja, logins ativos em emails e sistemas passam a estar de fácil acesso ao hacker.
Por outro lado, quando a sessão hackeada é a do host, o hacker passa a armazenar temporariamente toda nova informação produzida.
Deste modo, um colaborador não envia um relatório à empresa, mas sim ao hacker responsável pelo sequestro de sessão.
Como se prevenir do sequestro de sessão?
Felizmente, é possível se prevenir do sequestro de sessão a partir de cuidados relacionados à infraestrutura digital do seu negócio.
Vale destacar que muitas das dicas a seguir podem ser implementadas com investimentos próximos de zero, afinal a forma de prevenção mais importante está no conhecimento do problema em si.
Veja três dicas que o Untangle Brasil separou para você se prevenir do sequestro de sessão:
1. Utilize certificado SSL
Atualmente, milhares de sites utilizam o certificado SSL com finalidade de trazer mais segurança entre a comunicação de usuários e sites.
O certificado SSL é muito fácil de ser instalado e, caso o seu site ainda não o utilize, para alguns minutos e implemente-o imediatamente!
2. Monitore os acessos
O sequestro de sessão dificilmente acontece sem antes alterar endereços de IP, ID da sessão ou até os registros originais dos cabeçalhos.
Justamente por isso, o monitoramento assíduo dos acessos é capaz de evitar o sucesso do Session Hijacking. Em alguns casos, o gestor de TI identifica o IP do hacker e chega ao endereço real do criminoso.
3. Tenha um antivírus completo
Atualmente, um bom antivírus está entre os principais protagonistas da segurança digital de qualquer empresa. Portanto, a escolha de um antivírus completo é algo fundamental para se proteger diante diversas ameaças, inclusive o sequestro de sessão.
O Untangle compila todos os serviços necessários para garantir um alto nível de segurança digital e traz vantagens exclusivas.
Ao contrário de outras opções, o Untangle é um firewall multiserviços de código aberto. Desta forma, ele traz atualizações definitivas com a colaboração da comunidade e torna o investimento necessário para implementá-lo próximo de zero!
Baixe o firewall Untanglee saiba mais sobre todas as suas muitas funções!
Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com
ciberataques, dinämico, empresas, firewallNG, ng firewall, proteção, segmentar acesso, segurança, segurança da informação, segurança empresarial, sequestro de sessão, untangle, VPN