WhatsApp Clonado: o que fazer quando isso acontece?

Ter o WhatsApp clonado é um risco bem grave entre as pessoas e até mesmo empresas. Isso porque não há como reconhecer números duplicados e muitas vezes tudo depende do real dono do número, que precisa confirmar e validar as mensagens enviadas.

No entanto, entre o meio tempo que o número fica clonado e à mercê dos cibercriminosos, o estrago pode ser irreparável. Muitas vezes, além de pedir dinheiro emprestado, os criminosos tentam ter acesso aos dados pessoais, como CPF, logins e senhas, números de cartão, etc.

Caso um único item caia na mão dos criminosos, dificilmente você consegue reaver o que foi perdido. Portanto, a melhor medida para evitar estresses é a precaução.

E para ajudar e diminuir o risco de ter o WhatsApp clonado, a Untangle Brasil preparou este conteúdo e reuniu as informações mais úteis sobre este tipo de golpe!

Como o WhatsApp é clonado?

O WhatsApp clonado não consiste na duplicação do número, mas sim da confirmação do login em um aparelho novo que está sob posse de criminosos.

Na prática, o login do WhatsApp não depende de usuários, e-mails e senhas complexas, mas sim de tokens enviados por SMS. Este tipo de token chega para o número relacionado à conta do WhatsApp e serve para validar o acesso, tanto seu quanto de pessoas mal intencionadas.

Como funciona o WhatsApp clonado?

O número de WhatsApp alvo da clonagem não apresenta nenhum tipo de funcionamento particular, sendo idêntico ao acesso original. Justamente isso dificulta na hora de reconhecer a autoria das mensagens enviadas, que podem conter diferentes tipos de conteúdos como malwares, links contaminados, trojans, pedidos de empréstimos, etc.

Vale destacar que as contas roubadas não têm nenhuma relação com falhas do aplicativo. Pelo contrário, a criptografia do WhatsApp segue inquebrável e isso se trata de um golpe de engenharia social, isto é, uso de formas físicas para furtar ou privar informações e acessos digitais.

Passo a passo para proteger o WhatsApp de golpes

Felizmente, é possível reduzir as chances de riscos de golpes pelo WhatsApp a zero desde que você siga algumas dicas. Entre o passo a passo que você deve seguir está:

– Nunca compartilhe o código de registro, um token de seis dígitos que é enviado diretamente pelo SMS;

– Proteja suas informações pessoais e limite as informações compartilhadas entre contatos não salvos;

– Ative a confirmação em duas etapas através do menu configurações>conta>confirmação em duas etapas. A senha de seis dígitos fica associada ao número do aparelho.

Para entender melhor sobre a autenticação em dois fatores clique aqui!

O que fazer quando o WhatsApp é clonado?

Uma vez que o WhatsApp é clonado, você envia um e-mail para “[email protected]” com o assunto “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta” e em seguida adicione no assunto do e-mail o seu número com o código do país e DDD, por exemplo: +55 11 99123 4567. Feito isso, basta instalar o aplicativo e realizar o seu login como se fosse o primeiro acesso.

Esperamos ter o auxiliado a ficar mais seguro e precavido com este artigo, confira mais de nossas produções em nosso Blog.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

cibersegurança, dinämico, proteção, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, untangle, whatsapp clonado


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj
empreeduca

Copyright © 2000 - - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - [email protected]

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento