Conheça os fundamentos para evitar um vazamento de dados

Inegavelmente, os dados de uma empresa são muito importantes. Afinal, lá contém muitas informações que se usadas de maneira incorreta, podem prejudicar pessoas.

Aliás, não são dados só da empresa. Em um banco de dados empresarial há informações de clientes, funcionários e muitos outros que necessitam ser bem protegidos.

A fim de que não haja nenhum tipo de vazamento de informações, alguns fundamentos, ou medidas preventivas, foram criadas. Que tal saber mais sobre o assunto? Segurança nunca é demais!

Fundamentos para evitar o vazamento de dados

Sem dúvida, os cuidados são fáceis se comparados as medidas a serem tomadas quando o pior acontece. Além disso, traz economia para o seu bolso. Confira!

Não deixe de fazer o backup

Pode parecer uma ideia até um tanto quanto ultrapassada, mas não se engane. Inegavelmente, o backup tem uma grande utilidade quando se trata da segurança de dados.

Aliás, o backup é muito útil para proteger não só contra eventuais tentativas de roubos de informações, como também de acidentes. Nunca se sabe quando um sistema pode ser corrompido.

Assim, nunca deixe de fazer o backup dos dados de sua empresa. Seja através de drivers externos ou pelos serviços de nuvem.

Tenha o controle de acesso

Sem dúvida, de nada adianta você ter um grande cuidado com relação ao backup se você não tem controle de quem acessa os dados. De fato, limitar o acesso é uma grande pedida para a segurança.

Não deixe todas as informações liberadas para os seus funcionários. Sendo assim, trabalhe com camadas. Dê ao seu colaborador somente aquilo que ele precisa para desenvolver o seu trabalho.

Tenha a proteção física

Sobretudo, as câmeras tem um grande papel na hora de proteger os dados. Afinal, elas podem ser usadas para monitorar salas onde os equipamentos estão armazenados.

Aliás, por falar em equipamentos, não os deixe a mostra. Deixar um computador da sua rede de dados com o livre acesso já é o suficiente para alguém que saiba um pouco mais sobre computadores faça um estrago.

Além disso, tenha cuidado com os aparelhos portáteis. Não deixe que terceiros usem o equipamento de sua empresa. Lembre-se: todo o cuidado é pouco quando se trata de segurança de dados.

Tenha segurança em TI para evitar o vazamento de dados

De fato, as câmeras e o backup não podem proteger sozinhas. Assim, mantenha o antivírus dos seus equipamentos sempre atualizados.

Além disso, certifique-se que o firewall de suas máquinas está bem configurado. Essa ferramenta é muito importante para segurança, afinal evita o roubo de informações.

Sem dúvida, outra medida importante é a configuração para o bloqueio automático após um tempo de desuso. Não deixe esse tempo muito longo, afinal qualquer minuto é o suficiente para quem deseja pegar dados.

Além disso, evite o uso de pen drives. Eles podem conter malwares, ou seja, drivers mal-intencionados. Outra medida importante é o uso de senhas fortes.

Cuide dos dados de sua empresa

Os dados de uma empresa são muito importantes. Desta forma, todo o cuidado é pouco com relação a segurança dessas informações.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

empresa, empresarial, segurança, segurança da informação, segurança de dados, segurança empresarial, vazamento de dados


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

bni-proud-member
selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - 2020 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento

Open chat