Conheça os fundamentos da segurança da informação
Quando se fala em segurança de dados, logo vem a cabeça as configurações básicas, como a de firewall, antivírus etc. No entanto, a segurança da informação é uma área muito mais abrangente.
De fato, a área é focada na segurança de dados, mas não só nisso. Ela também trabalha com a qualidade do fornecimento de informações. Ou seja, além desses dados estarem seguros, eles também precisam estar legíveis.
Conheça os fundamentos da segurança da informação. Sem dúvida, conhecer mais sobre o assunto é uma grande pedida para quem deseja proteger os dados de sua empresa. Veja só!
Fundamentos da Segurança da Informação
De fato, a segurança da informação possui ao menos três fundamentos muito importantes. É através deles que esse tipo de serviço é guiado.
Além disso, é somente seguindo esses passos fundamentais que haverá uma boa segurança de dados. Descubra quais são:
Disponibilidade da informação
A disponibilidade se trata do modo o qual a informação está sendo disponibilizada para o usuário e, também, para o sistema de informação que está em processo no momento em que o dado está sendo requerido.
Aliás, a disponibilidade apresenta ao menos três características que são indispensáveis para a segurança da informação. São elas: pontualidade, continuidade e robustez.
Quando se fala em pontualidade, se refere a disponibilidade dos sistemas de informação quando é preciso. Já a continuidade se trata do seguimento no trabalho quando não há a disponibilidade dos dados.
já a robustez se trata da capacidade de trabalho com os sistemas de informação. Ou seja, de quantas pessoas conseguem trabalhar com aquilo.
Integridade das informações
De fato, a integridade se trata da maneira como a informação está sendo apresentada. Ou seja, se ela está atualizada e, também, se não apresenta erros.
Assim, para manter a integridade da segurança da informação, são feitas correções periódicas. Desta maneira, é possível citar, por exemplo, as alterações feitas no sistemas. Todas elas devem ser autorizadas.
Além disso, todas as ações e alterações feitas pelos usuários são registradas. Deste modo, há documentado todas as mudanças com relação a segurança da informação.
Confidencialidade na segurança da informação
A confidencialidade se trata da permissão de acesso das informações. Ou seja, para manter a segurança da informação é necessário que esse controle seja rígido para que seja possível manter um acesso restrito.
Aliás, é nessa etapa que entra a questão da necessidade. Explicando de maneira mais simples, os funcionários só têm acesso ao que é necessário. Não teria sentido, por exemplo, um profissional do setor financeiro ter acesso aos relatórios de reuniões com clientes.
Quer se aprofundar mais nos pilares da segurança da informação? Confira este artigo!
Mantenha os seus dados sempre seguros com os fundamentos da segurança da informação
Inegavelmente, se os fundamentos da segurança da informação forem aplicados da maneira correta, os dados de sua empresa estarão seguros. Assim, qualquer tipo de problemas que possa ser ocasionado por conta do vazamento de informações é evitado.
Sem dúvida, esses cuidados não indispensáveis para a segurança dos dados de qualquer tipo de empresa. Afinal, sempre há informações confidenciais que podem ser usadas para prejudicar alguém. Inclusive, informações pessoais como número de pessoa física ou endereço.
Proteja os dados de sua empresa! Basta ter um bom profissional que siga esses fundamentos. Como mencionado, segurança nunca é demais!
Entenda qual o papel da segurança da informação na sua empresa, leia este artigo!
Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com
hackers, segurança, segurança da informação, segurança de, segurança de dados