Como assim você ainda não controla a largura de banda de sua empresa?

Mesmo com dezenas de colaboradores, você ainda não faz o controle de largura de banda? Então saiba que a sua empresa perde em termos de produtividade por causa de sua escolha!

Quando você deixa de fazer a gestão da largura de banda, a alocação de velocidade acontece de modo automático. Isso torna os processos usuais, porém atividades prioritárias ficam no mesmo grau de importância quanto outras atividades menos essenciais.

A partir disso, você reduz a eficiência de uma etapa processual e, mesmo que aumente poucos minutos, a tarefa pode gerar prejuízos que se acumulam ao longo de cada mês.

Felizmente é possível fazer o controle de largura de banda e assim escolher quais processos recebem mais ou menos internet ao longo do dia. Veja como fazer a partir deste artigo que a Untangle Brasil preparou!

Por que fazer o controle de largura de banda?

O controle de largura de banda define a velocidade da internet em determinado computador e isso significa que determinado colaborador pode ter mais ou menos qualidade em um processo.

Por exemplo, você conta com 500 megas de velocidade contratada pelo provedor de internet e há exatos 15 computadores em todas as estações de trabalho.

Caso todos os computadores fiquem ligados e utilizem a internet ao mesmo tempo, o próprio roteador faz a divisão de internet por igual. Ou seja, todos os profissionais recebem uma velocidade igualitária.

Em geral, isso é algo positivo, afinal todos os colaboradores passam a ter uma velocidade justa. Porém, como cada profissional possui uma função específica, dificilmente um atendente precisa da mesma largura de banda larga que um comercial, por exemplo.

Tendo isso em mente, o gestor precisa definir quais processos e colaboradores devem ser priorizados no acesso à internet. Com isso, a produtividade sofre aumento e a qualidade dos processos fica ainda melhor.

Em contrapartida, vale destacar que colaboradores que têm a largura de banda reduzida dificilmente notam a diferença já que os seus processos não dependem tanto da internet.

Vantagens do controle de largura de banda

Quando você realiza o controle de largura de banda, a sua empresa passa a notar algumas vantagens em relação ao dia a dia da empresa.

Em geral, a melhora da conexão à internet se destaca, porém há outros benefícios que também valem a pena ser destacados.

Entre as principais vantagens estão a redução da quantidade de recarga de páginas.

Colaboradores que têm acesso à internet de baixa qualidade costumam carregar páginas diversas vezes até conseguir fazer determinada ação.

Sites com grande volume de busca, como a Receita Federal e o portal Gov, geralmente apresentam falhas devido à baixa internet. Felizmente, com o controle de largura de banda é possível reduzir consideravelmente esses erros.

Outro benefício está na maior agilidade de atualizações, downloads e backups.

Sendo você um gestor de TI, sabe que a internet influencia bastante o tempo de atualizações e backups do sistema. Infelizmente, esse tempo ocioso retarda processos e reduz a produtividade do negócio.

Porém, a gestão da largura de banda é capaz de diminuir o tempo necessário desses processos e tornar tudo muito mais rápido.

Como fazer o controle da bandwidth?

Você faz o controle da bandwidth através do Untangle em questão de segundos.

O Untangle é um firewall multiserviços de código aberto que conta com dezenas de possibilidades, inclusive a função de controlar a largura de banda dos seus dispositivos.

Devido ao open source, o Untangle está entre os firewalls mais baixados e usados do mundo, tendo um custo mínimo para utilizá-lo.

Em geral, basta apenas se especializar no firewall e dominar todas as suas muitas funções e possibilidades.

Caso precise de ajuda e queira saber mais sobre o Untangle, não deixe de entrar em contato!

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

cibersegurança, controle de largura de banda, dinämico, empresas, proteção, segmentar acesso, segurança, segurança da informação, segurança empresarial, untangle, VPN


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - 2021 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br

 

Agencia de Crescimento