Os dados de seu negócio vazaram? Descubra o que fazer nessa situação

A tecnologia tem se popularizado e com isso um assunto específico não sai da cabeça dos gestores de TI: o que fazer caso ocorra vazamento de dados?

Ter os dados vazados é um problema real e está entre os principais danos às empresas brasileiras. No mês de janeiro de 2021, houve um vazamento que divulgou dados de quase todos os brasileiros.

Isso mostra que as empresas ainda não sabem lidar com vazamento de dados e, principalmente, que a maturidade de TI de pequenas e médias empresas ainda engatinha em comparação com outros países.

Para mudar este cenário, o primeiro passo é buscar conhecimento. Justamente por isso, a Untangle Brasil preparou este conteúdo e mostra o que fazer quando acontecer um vazamento de dados!

Como funciona o vazamento de dados?

O vazamento de dados pode ter centenas de causas, porém as principais estão relacionadas com más práticas dentro dos processos digitais.

Por conta da pandemia, a transformação digital foi impulsionada em milhares de empresas, no entanto poucas deram a devida atenção ao processo de mudança. Isso resultou em falhas, ou melhor dizendo, oportunidades para cibercriminosos.

Portanto, emails e processos digitalizados garantiram aberturas que podem ser usadas por hackers. Com isso, o temido vazamento de dados acontece.

Uma vez que aconteça, dificilmente a empresa consegue impedir a divulgação dos dados pessoais de clientes e parceiros.

Geralmente, a melhor forma de impedir este cenário é trabalhar antecipadamente para que nenhum cibercriminoso tenha êxito na tentativa de vazamento.

O que fazer depois de um vazamento de dados?

Caso o vazamento de dados da sua empresa aconteça, há três passos que têm como propósito minimizar os possíveis prejuízos ao seu negócio.

Veja a seguir o que fazer após ter os dados da empresa vazados:

1. Comunique clientes e parceiros

O primeiro passo é avisar clientes e parceiros sobre o ocorrido. Neste caso, a presença de um assessor de imprensa ou de um profissional de relações públicas se faz fundamental, afinal através dele a empresa consegue comunicar da melhor maneira possível.

Fora o aviso, a empresa também precisa deixar claro que todas as medidas de contenção de danos estão em vigor e que não há danos irreparáveis até o momento.

2. Altere todos os acessos

Após o vazamento de dados, o gestor à frente da TI precisa alterar todas as senhas de acesso, sem exceção.

Logins de emails, de sites, entre outros, devem ser alterados imediatamente com finalidade de cortar o acesso por parte dos hackers. Desta forma, eles não causam nenhum novo vazamento.

3. Restrinja o acesso temporariamente

Por fim, outra medida necessária é a restrição dos processos da empresa por parte dos colaboradores temporariamente.

O ideal é que apenas profissionais capacitados do time de TI lidem com o vazamento de dados, afinal somente eles conseguem dimensionar o estrago causado pelos cibercriminosos e criar possíveis soluções.

Caso outros profissionais mantenham o acesso, a empresa pode criar novas situações ou até mesmo piorar ainda mais a situação da empresa.

Como evitar vazamento de dados da empresa?

Felizmente, você consegue evitar vazamento de dados a partir de algumas práticas, mas principalmente ao escolher um excelente firewall.

O firewall tem como principal propósito dificultar a vida de cibercriminosos e propor facilitações na hora da gestão das atividades da empresa.

Ou seja, ao invés de dar liberdade em excesso aos colaboradores, o antivírus cria delimitações que garantam mais segurança

Entre os melhores firewalls está o Untangle, um antivírus multiserviço que possui open source, tendo melhorias recorrentes por parte da própria comunidade.

Você pode conhecer mais do Untangle e implementá-lo na sua empresa em poucos dias. Converse com um especialista da Untangle Brasil e saiba mais!

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

cibersegurança, controle de largura de banda, dinämico, empresas, proteção, segmentar acesso, segurança, segurança da informação, segurança empresarial, untangle, vazamento de dados, VPN


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - 2021 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br

 

Agencia de Crescimento