Descubra os principais setores impactados em segurança de TI

Existem diversos setores que são impactados diretamente no que se refere à segurança de informações em TI, é uma lista considerável, onde podemos citar os setores que envolvem: Educação, Governo, Comércio e Saúde. De acordo com um estudo realizado por especialistas em segurança, dentre os segmentos que foram analisados no Brasil, os que estão em maior risco de ataque ransomware (ataque que sequestra dados relevantes de um dispositivo, como celular ou computador), o setor da Educação é o mais visado.

Já as empresas de e-commerce do Brasil precisam ter uma preocupação extra, visto que estão sob o radar dos hackers, e a impressão que se tem, que o mercado varejista ainda não enxerga como uma ameaça em potencial. Hoje em dia, não podemos considerar que estamos 100% seguros no ambiente digital. De acordo com o presidente da Netshoes, Marcio Kumruian: “ Se os hackers invadem até o mesmo o Pentágono ou bancos suíços…” disse em entrevista realizada em 2017, endossando sobre o questionamento referente à segurança digital. Confira!

O que você precisa saber sobre os setores que são diretamente impactados com Segurança

Em 2017, ocorreu a divulgação de uma lista contendo cerca de 350 credenciais de acesso (login/senha) de usuários que utilizavam as principais plataformas de e-commerce, além de serviços de e-mails e também de empresas de armazenamento em nuvem que estão hospedados no Brasil, onde em alguns casos, a lista continha dados de cartão de crédito incluindo os dígitos de segurança. Além de empresas como Netshoes e outros grandes nomes do segmento, como: Magazine Luiza, Extra, PagSeguro entre outros e também de empresas menores. De acordo com as empresas, não houve invasão direta aos seus servidores, mas o simples fato de ter credenciais vazadas no mercado negro, já mostra que as ações de segurança da informação não foram efetivas para conter tal ataque.

No Brasil, vazamentos de informações confidenciais são frequentes, onde em uma rápida pesquisa permite que um usuário consiga encontrar diversos dados que contém informações que são roubadas de usuários de todo o território, demonstrando a fragilidade dos nossos sistemas e ações de segurança da informação.

De acordo com um levantamento realizado pela Trend Micro da América Latina utilizando como base 500 empresas de grande e médio porte de diversos segmentos, incluindo varejo, através de um questionário para identificação de riscos, onde 300 dessas empresas são nacionais e os demais são países de regiões próximas. Cerca de 51% das empresas brasileiras foram vítimas de violação dos seus dados, onde 56% não possuem toda a tecnologia necessária para detecção e monitoramento de comportamentos sugestivos de invasão em sua rede. Já 54% informaram que não possui recursos para detectar sinais de criptografia sem autorização em sua rede, que justamente é a tecnologia utilizada nesse tipo de ataque.

Conheça quais são os setores mais impactados pela Segurança da Informação no Brasil

Ainda de acordo com esse estudo da Trend Micro, o ranking dos segmentos foi baseado naqueles que foram mais afetados por ataques de ransomware no Brasil. Uma dica muito importante, é que as empresas precisam treinar seus funcionários para evitar que eles caiam em golpes cibernéticos.

Os 10 setores do Brasil que foram mais afetados por ataques:

1. Educação
2. Governo
3. Varejo
4. Serviços
5. Infraestrutura (Energia, água)
6. Saúde
7. Financeiro
8. Indústrias
9. Telecomunicações
10. Transportes

E o meio mais comum de infecção ainda continua sendo o e-mail aliado ao uso da engenharia social, onde esse dado só evidencia onde as empresas precisam atuar juntamente com as ações/tecnologia de cyber security.

O que você está fazendo para proteger os dados da sua empresa em relação à segurança da informação? Comente abaixo!

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI

Baixe o Untangle

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

economia, segurança


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2019 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento