Falhas Zero Day e a sua importância para a segurança!

Uma das falhas de segurança mais conhecidas é a Zero Day, que é uma falha que ainda não teve uma correção pelo seu fornecedor, que pode dar brecha para exploração sendo assim transformada em uma poderosa arma nas mãos de hackers. A origem do nome foi graças ao número de dias em que um patch (alterações realizadas pelo fornecedor para correção de uma determinada falha) leva para ser desenvolvido para que a falha seja solucionada, ou seja, zero.

No mercado negro, essas falhas possuem um alto valor, porém existem empresas que estimulam essa descoberta bem como sua comunicação com uma recompensa para quem identificar, para que dessa forma possa ser resolvido ser cair em mãos erradas. Em tempos passados, apenas um evento Zero Day pode ser o suficiente para acabar com uma determinada plataforma. Graças as evoluções dos sistemas de segurança, são necessários 10 eventos de Zero Day de menor porte, para que seja possível obter o controle de uma determinação aplicação/sistema. Veja mais!

O que você precisa saber sobre Falhas Zero Day

Infelizmente, ainda não é possível se antecipar a todas as falhas Zero Day. De acordo com os especialistas no assunto, existe um esforço em conjunto para criar soluções para essas vulnerabilidades e também dos sistemas operacionais. Porém, os hackers costumam ser mais rápidos e com combo de armadilhas para os usuários, fazendo com o que o ataque seja efetivo.

Quando um hacker consegue descobrir uma falha, o achado é compartilhado na comunidade de cybercriminosos, e assim eles desenvolvem novas formas para infectar as máquinas e roubar os dados. Existem casos em que as empresas demoram muito tempo para perceber a falha. Normalmente uma falha não dura muito tempo, porém os hackers utilizam essa “janela de oportunidade” ao máximo, para que no momento que a atualização subir, eles possam ter o máximo de informações.

Como se prevenir para as falhas Zero Day

Antivírus: Embora pareça clichê, o antivírus é uma boa prática que ajuda no bloqueio em caso de uma falha de segurança. As falhas Zero Day não são definidas, e por isso são desconhecidas, mas o sistema antivírus pode identificar uma possível ameaça com base nas falhas já mapeadas e podem evitar que os malwares tenham uma ação devastadora. Logo, mantenha seu antivírus sempre atualizado.

Mantenha as atualizações de sistemas e softwares em dia: Outro clichê que o “pessoal da TI” costuma falar diariamente, mas é uma medida efetiva. As atualizações podem proteger tanto os computadores e as transações realizadas bem como os usuários. Não deixe apenas para atualizar apenas aquelas mais críticas, como: Patch de sistemas, todos os softwares e sistemas devem estar sempre atualizados com a última versão, para evitar vulnerabilidades existentes nas versões anteriores. Um sistema operacional desatualizado pode conter inúmeras falhas, expondo a empresa e o usuário ao risco. Os sistemas desatualizados são porta de entrada para Falhas Zero Day.

Cuidado com links e também com anexos: Outro conselho básico, porém é através dos links e anexos que os principais eventos de falhas de segurança e invasões de sistemas são realizados, pois é uma porta que se abre para que o hacker consiga o controle do que desejar. Os ataques dessa natureza começam com o phishing e depois um pouquinho de engenharia social, um combo perfeito para exposição dos dados e vulnerabilidade do sistema. Porém, tudo isso pode ser contido, se: os itens anteriores forem seguidos à risca.

Compartilhe com a gente quais as ações de segurança você utiliza em sua dia-a-dia no ambiente profissional!

Baixe o Untangle

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

falhas, zero day


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento